• Carregando...
O volume de dados foi o triplo do registrado na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010 | Ricardo Moraes/Reuters.
O volume de dados foi o triplo do registrado na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010| Foto: Ricardo Moraes/Reuters.

Nos 31 dias da Copa do Mundo, a operadora Oi registrou 74 terabytes de dados trafegados nas redes de mídia e informática providas para a Fifa e utilizadas pelos cerca de 20 mil profissionais de mídia de 113 países credenciados para cobrir o evento.

O volume de dados foi o triplo do registrado na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010 (cerca de 25 terabytes), e equivale a mais de 80 milhões de fotos em resolução normal ou cerca de 20 milhões de fotos em alta resolução. O maior volume de tráfego de dados (3,2 terabytes) foi registrado no dia 23 de junho, quando aconteceram quatro jogos da fase de grupos (Brasil x Camarões, Austrália X Espanha, Chile x Holanda, e Croácia x México).

Até as semifinais da Copa, os maiores volumes de tráfego de dados em cada fase da competição foram registrados nos dias de jogos do Brasil.

Na última fase, o tráfego da final entre Alemanha e Argentina (13/07) superou o da partida entre Brasil e Holanda (12/07).

Comparando os dias com apenas um jogo, o domingo da partida final e a terça-feira da semifinal entre Brasil e Alemanha (08/07) foram os dias com recorde de tráfego de dados, chegando a cerca de 2,2 terabytes – o equivalente a 2,5 milhões de fotos em resolução normal ou 614,5 mil fotos em alta resolução. Até o término da partida final, 404.299 mil dispositivos se conectaram na rede wi-fi exclusiva para a mídia e a Fifa nas 12 cidades-sede.

A Oi observou na Copa do Mundo o fenômeno da multiconexão, sendo muito comum um único usuário estar conectado com dois a três dispositivos ao mesmo tempo, em função da utilização simultânea de computadores, tablets e smartphones. A Copa do Mundo no Brasil também superou em tráfego de dados outros grandes eventos esportivos internacionais, segundo informações publicadas na internet. Nos 17 dias da Olimpíada de Inverno de Sochi, neste ano, o tráfego total foi de cerca de 34 terabytes. E durante o Superbowl 2014, final do campeonato de futebol americano nos EUA, foram utilizados 1,9 terabytes de dados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]