• Carregando...
Os espanhóis Xabi Alonso e Fàbregas se apegam no histórico vencedor da Espanha para sobreviver na Copa | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Os espanhóis Xabi Alonso e Fàbregas se apegam no histórico vencedor da Espanha para sobreviver na Copa| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

A derrota por 5 a 1 para a Holanda na estreia, sexta-feira (13), em Salvador, levantou questionamentos na Espanha de que era um indício do fim da linha para a geração campeã mundial e bicampeã europeia. Teoria que um dos líderes do time, o volante Xabi Alonso, rebate prontamente: "Temos vida", garantiu na manhã deste domingo (15), no CT do Caju, em Curitiba.

"Não podemos considerar essa geração terminada. Temos muitas coisas a mostrar. Apesar desse resultado ruim, sabemos competir", afirmou o jogador do Real Madrid, de 32 anos, autor do único gol espanhol diante dos holandeses, cobrando pênalti. Ele e os companheiros, pelo contrário, se apegam ao histórico vencedor para buscar forças de reação antes da partida de quarta-feira (18) contra o Chile, no Maracanã. "Temos de pensar no que fez essa equipe nos últimos seis anos. Fizemos história", disse o meia Cesc Fàbregas, incorporado muito jovem à vitoriosa geração espanhola e hoje com 27 anos. Um discurso muito parecido com o do zagueiro Sergio Ramos no dia anterior.

"Não se pode dar esses jogadores como mortos. A equipe está capacitada para atacar e ganhar as partidas", emendou Fàbregas, que está trocando o Barcelona pelo Chelsea. Ele foge de todas as perguntas sobre o assunto, assim como evitou responder sobre ter ficado no banco de reservas contra a Holanda – entrou apenas aos 33 minutos do segundo tempo, no lugar de David Silva, quando o placar já era de 4 a 1.

Apesar da confiança na equipe, eles admitem que, após a goleada sofrida na estreia, a seleção espanhola terá de deixar um pouco de lado o estilo que tornou clássico, de muita paciência e troca de passes. "Temos de ganhar por mais de um gol. Temos de atacar, marcar gols, e temos jogadores capacitados para isso. Futebol não se joga de apenas uma maneira", falou Fàbregas.

"Possuímos jogadores de diferentes perfis. Precisamos de mais verticalidade para poder marcar mais gols", concordou Xabi Alonso.

O primeiro treino tático pensando no duelo com o Chile será na tarde deste domingo, no CT do Caju – ontem, no dia seguinte ao jogo em Salvador, os titulares fizeram apenas recuperação física. O técnico Vicente del Bosque, que admitiu a possibilidade de mudanças na escalação, começará a esboçar a equipe. Porém deve defini-la apenas no treinamento desta segunda-feira, que será fechado para a imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]