• Carregando...
Operários parados em frente à Arena da Baixada: CAP S/A repassou apenas nesta sexta-feira o dinheiro do pagamento dos trabalhadores | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Operários parados em frente à Arena da Baixada: CAP S/A repassou apenas nesta sexta-feira o dinheiro do pagamento dos trabalhadores| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, foi pessoalmente pedir aos operários da Arena da Baixada que estão com salário atrasado para que voltassem ao trabalho nesta sexta-feira. Cerca de 200 trabalhadores de empresas terceirizadas ficaram de braços cruzados em frente ao estádio da Copa alegando que ainda não receberam os vencimentos de novembro.

Os manifestantes chegaram a bloquear o trânsito na Avenida Getúlio Vargas por cerca de uma hora. A via foi liberada por volta das 16 horas.

Petraglia disse que a CAP S/A - empresa formada pelo Atlético para gerir a reforma do estádio - repassou o dinheiro dos salários às empreiteiras nesta sexta e que os pagamentos serão regularizados. Se o dinheiro não cair na conta dos operários na segunda-feira (16), eles prometem paralisar a obra na Arena novamente.

"Peço desculpas pelo atraso. Realmente houve atraso, mas não por nossa culpa, mas porque dependemos da prefeitura e do governo do estado", disse o dirigente no início da tarde desta sexta no microfone do carro de som do Sindicato do dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracon).

Na mensagem aos operário, Petraglia também garantiu que os atrasos não se repetirão. "Prometemos que não teremos mais atrasos. Dou minha palavra de que não teremos mais esse problema até o fim da obra", garantiu o dirigente.

Após a paralisação de 250 dos 1.200 trabalhadores do estádio na terça e quarta-feira, um grupo decidiu parar novamente nesta sexta porque ainda não recebeu o salário de novembro. Os operários são funcionários de duas empreiteiras subcontratadas da CAP/SA. Quarta-feira, os salários haviam sido pagos aos operários contratados diretamente pela CAP S/A e os trabalhadores retornaram às obras. Entretanto, segundo o presidente do Sintracon, Domingos Oliveira, ainda há operários ainda estão sem receber. Estão sem trabalhar pedreiros, carpinteiros e serventes.

"Estamos indo atrás do Ministério Público do Trabalho para que os empregadores desses operários sejam notificados", afirma Oliveira.

Empreiteiras reclamam falta dos repasses

Duas das empreiteiras que prestam serviços à CAP S/A reclamaram não terem recebidos os repasses para o pagamentos de salários.

Em uma delas, o proprietário, que pediu para não ser identificado, recebeu a promessa de que já havia sido pago. "Cobrei o Petraglia, ele disse que havia pago, mas olhei o meu extrato e a conta ainda está no vermelho", disse.

Outra empresa conseguiu pagar com recursos próprios os salários dos funcionários, mas a falta do pagamento por parte da CAP S/A está comprometendo o caixa futuro. "Consegui pagar o salário deles com recursos próprios, mas preciso do repasse para repor o caixa e poder pagar o 13º salário deles que ainda não foi pago", contou o proprietário, que pediu anonimato.

Assista ao vídeo do presidente Petraglia falando com os operários da Arena:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]