• Carregando...
Árbitro mexicano ignorou o VAR em lances polêmicos que favoreciam o Brasil | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Árbitro mexicano ignorou o VAR em lances polêmicos que favoreciam o Brasil| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Brasil ficou no empate por 1 a 1 com a Suíça, neste domingo (17), na Arena Rostov, na Rússia, na estreia da Copa do Mundo 2018, pelo Grupo E. Foi a primeira vez que Brasil não estreou com vitória desde a Copa de 1978. Porém, o jogo foi marcado pela arbitragem polêmica do mexicano Cesar Ramos, que ignorou a utilização do árbitro de vídeo (VAR) em dois lances contra a seleção brasileira – o gol dos suíços e um pênalti sofrido por Gabriel Jesus.

Confira a tabela, calendário, serviço de TV e últimas notícias da Copa do Mundo 2018

Copa do Mundo 2018: tabela completa

O Brasil até administrou bem o nervosismo da estreia no primeiro tempo, mas sentiu os erros da arbitragem e o gol do adversário na etapa final. Já a Suíça cumpriu o prometido: marcação intensa, principalmente em Neymar – que foi caçado em campo e teve até o meião rasgado. Mas a atuação do craque ficou aquém do esperado.

Sem espaço, o tento brasileiro saiu de fora da área. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Marcelo cruzou e a zaga rebateu nos pés de Coutinho. Na especialidade do camisa 11, ele puxou para a perna direita e achou o ângulo, indefensável para o goleiro Sommer.

No segundo tempo, o Brasil sofreu o empate logo aos quatro minutos. Na cobrança de escanteio, o meia Zuber subiu livre na pequena área e cabeceou forte. O lance gerou reclamação dos brasileiros, que pediram o empurrão do suíço no zagueiro Miranda. Mas Cesar Ramos ignorou a utilização do VAR e validou o gol. “Se eu tivesse me jogado, talvez ele poderia assinalar mais o empurrão. Tem o árbitro de vídeo, mas eles acharam que não foi para tanto”, lamenta o defensor.

O Brasil pressionou e teve a um pênalti não marcado quando Gabriel Jesus foi agarrado dentro da área. Ramos sequer pediu o VAR e mandou o jogo seguir para o desespero dos brasileiros.

Maior novidade da Copa da Rússia, o VAR coleciona a sua primeira grande polêmica na competição. Enquanto o árbitro apita o jogo dentro de campo, uma equipe de quatro pessoas da comissão de arbitragem acompanha tudo nas câmeras. Se algo passar despercebido, o árbitro de vídeo titular pode alertar pelo ponto ou o próprio juiz tem o direito de paralisar o jogo para consultar as imagens.

“Na jogada do Miranda, o árbitro disse que estavam checando [no VAR]. Só que apareceu no telão o empurrão e ele não quis olhar. Ele deveria ter visto. Mas não é desculpa, temos mais dois jogos para poder jogar bem e ganhar”, afirma Marcelo, que foi o capitão escolhido para a estreia.

Na segunda rodada, o Brasil enfrenta a Costa Rica, que perdeu para na estreia para Servia. O jogo será na sexta-feira (22), às 9h, em São Petersburgo. No mesmo dia, Suíça e Servia jogam às 15h, em Kaliningrado.

Confira o lance a lance e a ficha técnica de Brasil x Suíça

Grupo de WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junta-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]