• Carregando...
 | /
| Foto: /

Brasil x Bélgica se enfrentam nesta sexta-feira (6), às 15h, na Arena Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2018. O jogo terá transmissão da Rede Globo, SporTV e da FOX Sports.

A Gazeta do Povo também acompanha o duelo em tempo real.

O discurso é padrão entre os jogadores e o técnico brasileiro Tite. A seleção terá de jogar ainda melhor para eliminar os belgas em um dos duelos mais esperados deste Mundial.

Principal favorito ao título, o Brasil se vê, pela primeira vez, diante de uma equipe considerada de primeiro escalão no futebol mundial. “Temos a responsabilidade de jogar em alto nível. Sabemos das dificuldades do jogo, porque a Bélgica nos exige ainda mais concentração, mais da nossa capacidade técnica. É um adversário muito forte. Para vencer um jogo como essa, temos que fazer o melhor”, alerta o zagueiro Miranda, escolhido como capitão para essa partida.

Os europeus também carregam responsabilidade. E pressão. Ao reunir grandes nomes como Lukaku, Hazard e De Bruyne, o atual time ganhou status de “melhor geração da história do país”. No entanto, os resultados ainda não apareceram em grandes competições. A Bélgica foi eliminada nas quartas de final da Copa 2014 e da Euro 2016.

Contra o Brasil, duas possibilidades: finalmente confirmar o novo patamar do futebol belga ou acumular outra frustração.

É uma ocasião grande para nós. Seria burrice tentar esconder isso. Trabalhamos muito duro para chegarmos aqui. Nós crescemos no torneio e os jogadores estão prontos para serem eles mesmos contra o Brasil. Estamos prontos”, garante o técnico belga Roberto Martínez.

A Bélgica tem 100% de aproveitamento na Copa 2018 e o melhor ataque da competição com 12 gols. Já o Brasil tem a melhor defesa do Mundial: só foi vazada uma vez. As duas equipes lideram o ranking de oportunidades criadas e finalizações a gol na competição.

“Eles jogam um futebol bonito, tem um poder criativo muito forte e valores técnicos individuais. Vai ser um grande jogo”, projeta Tite.

Escalação do Brasil (time) contra a Bélgica

O lateral esquerdo Marcelo, totalmente recuperado de um espasmo na coluna, retorna ao time titular diante da Bélgica. Fernandinho será o substituto do suspenso Casemiro.

Com isso, a escalação brasileira terá Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho; Paulinho, Coutinho, William e Neymar; Gabriel Jesus.

Futuro na Copa

Brasil e Bélgica já entrarão em campo sabendo quem será o próximo adversário na semifinal, no caso de classificação. No mesmo lado do chaveamento estão França ou Uruguai, que se enfrentam às 11h, em Nizhny Novgorod.

O que dizem os belgas

O técnico da Bélgica fez questão de jogar todo o favoritismo do duelo para o Brasil. “As duas equipes têm muita qualidade, mas a diferença é que nunca ganhamos uma Copa. É simples. Eles sabem como vencer, tem o know how. Não significa que não vamos aceitar o desafio, mas eles já ganharam mais do que qualquer outro país, livraram-se dessa barreira psicológica”, analisou Roberto Martínez.

Miranda, o capitão da seleção

Miranda vai vestir a braçadeira de capitão no jogo das quartas de final. O zagueiro paranaense é o jogador que mais ocupou o posto na seleção sob o comando de Tite: cinco vezes. Neste Mundial, ele já foi capitão contra a Sérvia.

Fique de olho

Neymar x Lukaku

Os dois tem estilos bem diferentes, mas se destacam pelo poder de decisão. Após dois jogos mais discretos no início do Mundial, o camisa 10 brasileiro teve ótimas atuações contra Sérvia e México. Na última partida, foi disparado o melhor em campo com direito a gol e assistência. Lukaku, de 1,91m e 95 kg, é a grande referência no poderoso ataque belga. Costuma se impor fisicamente entre os zagueiros e, além de buscar as finalizações, é importante ao abrir espaços para as infiltrações de Hazard, Mertens e De Bruyne. O camisa 9 já tem quatro gols na Copa 2018.

Ficha técnica: Brasil x Bélgica - quartas de final

Palpite – Brasil

Que ótimo teste para a seleção brasileira! A Bélgica tem o melhor ataque da Copa e algumas das principais estrelas do futebol mundial. Mas o sistema defensivo do Brasil tem sido impecável nas últimas partidas. Além disso, Neymar voltou a jogar muito. Na Copa de 2014, os belgas caíram nas quartas de final diante da Argentina. O filme vai se repetir em 2018, desta vez com outro algoz sul-americano. Placar: 2 x 1.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Simule a fase final da Copa do Mundo 2018

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]