• Carregando...
 | /
| Foto: /

Croácia x Inglaterra se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 15h, no Estádio Lujniki, em Moscou, pelas semifinais da Copa do Mundo 2018. As duas equipes disputam quem enfrenta a França na grande decisão. Os franceses eliminaram a Bélgica na terça-feira (10) e carimbaram passaporte na final.

A semifinal será palco de um embate inédito em contrastes. O time mais antigo do mundo, com 146 anos de futebol, terá como rival o de história mais recente presente na Rússia, com 28 anos. Tradicional e com 67 jogos, a Inglaterra entrará em campo com uma geração nova e talentosa, liderada pelo goleador da Copa, Harry Kane, 24.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Do outro lado, um grupo experiente e crepuscular, com destaques provavelmente em sua última Copa, como o capitão Luka Modric, 32. A Croácia disputou na história 21 jogos de Mundial, menos da metade do total do rival.

Em outubro de 1990, a Croácia usava o futebol para reafirmar sua identidade nacional em meio ao desmoronamento da antiga Iugoslávia, estreando em um amistoso.Só foi reconhecida pela Fifa como seleção em 1993, ficando fora da Copa do ano seguinte e estreando de forma cintilante com o terceiro lugar obtido na França em 1998.

“[A atual] é uma geração que chega perto da de 1998. Ver o que conseguimos e a estrutura de nosso país é algo inconcebível. A vontade, o sentimento de nacionalismo, é o que nos motiva, é nosso combustível”, disse o técnico croata, Zlatko Dalic.

Como ponto de confluência na trajetória das duas seleções está o ano de 1990. Na Itália, a Inglaterra chegou pela última vez a uma semifinal de Mundial. Falhou diante da rival de sempre, a Alemanha.A agonia inglesa remonta, contudo, a 1966, o ano em que os inventores do esporte sediaram a Copa e a venceram, de forma polêmica em uma prorrogação com lances duvidosos, contra a Alemanha.

Não é casual a reedição do hit da Eurocopa que os ingleses perderam em casa em 1996, também na semi contra os alemães, como música-tema do time na Rússia. “Three Lions”, entre uma desilusão e outra, diz que “o futebol está voltando para casa”.

Para o grupo do técnico Gareth Southgate, ele mesmo um vilão por ter perdido um pênalti decisivo na derrota de 1996, é uma espera de 52 anos. Ele evitou comparações. “Nem posso me lembrar daquilo bem [ele nasceu em 1970]”, disse. Sobre a equipe de 1996, “o sentimento dos jogadores é parecido, mas aquele time era mais experiente”, afirmou.

O jogo terá transmissão da Rede Globo, SporTV e da FOX Sports. A Gazeta do Povo também acompanha o duelo em tempo real.

Fique de olho

Modric x Kane

ADRIAN DENNIS/AFP

Será o duelo das duas referências para seus países. Ambos são capitães dos times. Na Croácia, Modric é o motor do meio de campo e está cotado na briga pelo título de melhor jogador da Copa. Já na Inglaterra, o goleador Harry Kane é o artilheiro isolado do Mundial, com seis gols, e a referência máxima no ataque.

Ficha técnica: Croácia x Inglaterra

Palpite – Inglaterra

A derrota para a Bélgica na primeira fase foi a melhor coisa para a Inglaterra que foi para o lado ‘moleza’ do mata-mata. Diante de adversários mais frágeis, os ingleses viraram favoritos e já se garantiram na semifinal depois de 28 anos. A missão agora é voltar a uma decisão de Copa após 52 anos. A Croácia fez uma grande primeira fase, mas está penando nos jogos eliminatórios. Vem de duas disputas nos pênaltis e o cansaço pesa. A vaga na final será inglesa. Placar: 0 x 1.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]