i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Copa 2018

Entenda a badalada Bélgica, adversária do Brasil nas quartas de final

  • PorDaniel Malucelli
  • 03/07/2018 09:11
Jogadores da Bélgica celebram virada histórica sobre a Bélgica na Copa do Mundo 2018 | PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP
Jogadores da Bélgica celebram virada histórica sobre a Bélgica na Copa do Mundo 2018| Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

A Bélgica será o adversário do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo 2018. O duelo coloca frente a frente duas seleções favoritas ao título mundial na Rússia. O confronto será nesta sexta-feira (6), às 15h, na Arena Kazan.

>> A Bélgica vai acabar com ‘marasmo’ de Alisson na Copa

>> Por que respeitar Lukaku na Copa? Ele mesmo responde com história de arrepiar

>> Está bem preocupado com a Bélgica? Calma, veja como o Brasil pode avançar na Copa

>> Seleção brasileira testa serviço de inteligência do Coritiba contra a Bélgica

Conheça mais o adversário e por que a geração belga é tão badalada:

Nomes de peso

ODD ANDERSEN/AFP

No gol, Courtois (foto) é considerado um dos melhores goleiros do planeta. A defesa é liderada pelo ‘xerifão’ Kompany, que joga com Gabriel Jesus no Manchester City. No meio de campo, De Bruyne, também do City, é quem dá ritmo ao time. No ataque, Hazard, do Chelsea, atua pelo lado esquerdo em função parecida com a de Neymar no Brasil. Já Lukaku é centroavante clássico, o finalizador.

Estilo de jogo

FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Comandada pelo espanhol Roberto Martínez (foto) desde 2016, a Bélgica tem um esquema bem definido. Atua com três zagueiros, quatro meias e três atacantes. Sete titulares jogam na Inglaterra, que tem a liga mais competitiva do mundo. Auxiliado pelo francês Thierry Henry, Martínez também tem experiência na Premier League: treinou Swansea, Wigan e Everton.

Confira a tabela, calendário, serviço de TV e últimas notícias da Copa do Mundo 2018

Copa do Mundo 2018: tabela completa

Coadjuvantes de luxo

FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Além dos jogadores mais renomados, os coadjuvantes belgas tem alta relevância em seus clubes. Os zagueiros titulares Alderweireld e Vertonghen levam para a seleção o entrosamento do Tottenham, da Inglaterra. No ataque, Mertens fez 56 gols nas últimas duas temporadas pelo Napoli, da Itália. Outros nomes conhecidos são dos meias Witsel e Carrasco, além dos reservas Fellaini (foto) e Januzaj.

Carisma de Lukaku

JEWEL SAMAD/AFP

O atacante Romelu Lukaku (foto) é o nome mais carismático da geração de ouro belga. Nesta Copa, conquistou mais fãs com o depoimento emocionante ao The Players Tribune (leia e ouça aqui) . Aos 25, o centroavante de 1,91 m atua no Manchester United. Nesta Copa, vem impressionando pelo porte físico, assim como pela evolução técnica em relação ao que apresentou na Copa de 2014, no Brasil.

Histórico

RODOLFO BUHRER/RODOLFO BUHRER

Brasil e Bélgica se enfrentaram apenas uma vez em Copas. Foi nas oitavas de final de 2002, no Japão e Coreia do Sul, quando a seleção fez 2 a 0 [gols de Ronaldo (foto) e Rivaldo] e embalou para ser pentacampeã. Esta foi também a última vez que os países se enfrentaram. Os outros três confrontos na história foram amistosos. Duas vitórias brasileiras (5 a 0, em 1965, e 2 a 1, em 1988) e uma derrota (5 a 1 para os belgas, em 1963).

Simule a fase final da Copa do Mundo 2018

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.