• Carregando...
Torcedor ferido em comemoração em Paris. | CHARLY TRIBALLEAU/AFP
Torcedor ferido em comemoração em Paris.| Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP

A imensa festa que levou milhões de pessoas às ruas e atravessou a noite em Paris e nas principais cidades do país pela vitória da França na Copa do Mundo da Rússia, cujo bicampeonato mundial da seleção francesa foi garantido com vitória por 4 a 2 sobre a Croácia, domingo, em Moscou, deixou duas pessoas mortas, confrontos entre a polícia e torcedores violentos e algumas lojas e mobiliário urbano depredado.

>> Exemplo! Simpática presidente da Croácia paga para ser ‘torcedora raiz’ na Copa

>>Mercado da bola: quem chegou e saiu do seu clube durante a Copa do Mundo 2018

O balanço do “lado B” da comemoração foi divulgado nesta manhã de segunda-feira pelo Ministério do Interior, que respirou aliviado pela ausência de incidentes maiores - em especial ataques terroristas. Ainda assim, duas tragédias pessoais aconteceram em Saint-Félix, na região de Oise, onde um motorista que comemorava a vitória bateu contra uma árvore e morreu, e em Annecy, em Haute-Savoie, onde um aposentado mergulhou em um canal de baixa profundidade e não resistiu aos ferimentos.

Paris amanheceu suja com a festa que reunião milhões.JACQUES DEMARTHON/AFP

>> Copa do Mundo 2018 faz disparar casos de assédio sexual na Rússia

>> 10 jogadores da Copa que poderiam reforçar seu clube no Brasileirão

Um dos destaques negativos da festa foram as imagens de “casseurs”, os “quebradores”, grupos de black blocs franceses que, em meio à festa, atacaram a polícia e alguns estabelecimentos comerciais. Em Paris, as vitrines da Publicis Drugstore, uma loja situada junto ao Arco do Triunfo, foram depredadas.

A intervenção das tropas de choque gerou uso de gás lacrimogêneo, e cenas de correria em meio à festa. Ao todo 292 pessoas foram detidas e responderão à Justiça, e 45 policiais civis e militares foram feridos, mas nenhum com gravidade.

>> Publicitário cria alfabeto inspirado em quedas de Neymar

>> Videogame antecipou título da França

Os efeitos colaterais da festa da vitória eram temidos pelo Ministério do Interior, que mobilizou 12 mil policiais a mais em Paris e 80 mil em todo o país para garantir a segurança das áreas reservadas para os torcedores.

O principal receio era a repetição de ataques terroristas como os cometidos em nome dos grupos extremistas Al-Qaeda e Estado Islâmico entre 2015 e 2016. No último deles, em 14 de julho de 2016, em Nice, 86 pessoas morreram e 458 ficaram feridas, sendo que várias delas foram vítimas de um motorista de caminhão que atropelou pessoas durante a festa nacional.

Festa francesa deu trabalho à polícia.ERIC FEFERBERG/AFP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]