• Carregando...
Philippe Coutinho, Taison e Neymar: possível ataque da seleção. | NELSON ALMEIDA/AFP
Philippe Coutinho, Taison e Neymar: possível ataque da seleção.| Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

O técnico Tite vive um período de indefinições na seleção brasileira. São dois dias para o duelo decisivo contra a Sérvia, às 15h da quarta-feira (27) e o comandante pensa nas alternativas para o confronto que fecha o Grupo E da Copa do Mundo 2018. Caso perca e a Suíça confirme o favoritismo contra a Costa Rica, o Brasil estará eliminado.

Para evitar um cenário dramático, cartas na manga serão necessárias. E a ausência de Douglas Costa liga o sinal de alerta, já que o ponta melhorou o time na vitória por 2 a 0 sobre os costa-riquenhos.

Sem Costa e o lateral Danilo, Tite tem 18 atletas de linha à sua disposição. Passados dois jogos, o diagnóstico é claro: fazer o lado direito da equipe incomodar os adversários.

Paulinho ainda não desencantou e Willian está longe de ter o mesmo nível que mostrou ter no Chelsea. Entretanto, a tendência é dos dois seguirem no time titular. O meio campista do Barcelona, em uma de suas infiltrações, pode definir o jogo.

Já Willian, caso permaneça apagado, tem mais chances de sair. Em caso de substituição, quem poderia entrar?

Taison. O nome mais polêmico da convocação. Não faltou contestação ao atleta do Shakhtar, da Ucrânia. Revelado nas categorias de base do Internacional, onde se sagrou campeão da Libertadores em 2010, o jogador de 30 anos teve suas primeiras chances em Porto Alegre justamente com o atual técnico da seleção.

Quando questionado sobre o atleta, Tite foi categórico no dia da convocação. “Ele tem 80 jogos entre Liga dos Campeões e Liga Europa. Isso acaba pesando no [fator] mentalmente forte. E traz versatilidade, podendo jogar por dentro ou por fora”.

Vale lembrar que Taison foi utilizado nos dois amistosos preparatórios para a Copa. Ele entrou no lugar de Willian no triunfo por 2 a 0 sobre a Croácia e na vaga de Coutinho na vitória, por 3 a 0, contra a Áustria.

A questão é se o treinador terá coragem de bancar o jogador de 30 anos nesta terceira rodada. Mesmo se o atleta responder bem dentro de campo, não faltarão cornetas. E, certamente, não haverá perdão se ele assumir o papel que foi de Bernard na Copa de 2014.

Taison está na Rússia porque o treinador viu qualidades que possam ser aproveitadas em prol da equipe. E o histórico mostra que peito não falta ao treinador da amarelinha nos momentos de tensão.

Alternativas

A entrada de Fernandinho também é uma opção recorrente na cabeça do professor. O time ganha poder de marcação e chutes de média e longa distância. Renato Augusto ou Fred também podem aparecer. O primeiro é o braço direito do comandante e tem ótima leitura de jogo. Já o segundo é uma incógnita. Ficou de fora da estreia por lesão, mas já treina normalmente.

Outra hipótese seria desmanchar o lado esquerdo, com Phillipe Coutinho indo para o outro lado do campo. Os riscos seriam altos, já que o jogo flui com o camisa 11 atuando perto de Marcelo e Neymar. Não à toa, o meia e o lateral são quem mais trocam passes nesses dois jogos- são 165 toques certos do lateral contra 140 do meia.

A tentativa poderia trazer equilíbrio, já que Coutinho e Neymar são quem mais assustam os rivais. São 10 finalizações do meia contra nove arremates do maior astro brasileiro, sendo que ambos acertaram cinco chutes na direção do gol adversário. Os números são do Footstats.

Dentro de campo, Neymar segue evoluindo. Segundo os dados da FIFA, ele aumentou o número de passes de 38 para 63, comprovando uma busca maior pelos companheiros. O camisa 10 precisa evitar simulações, além de deixar de lado a irritação com seus marcadores e a arbitragem. Evitar discursos sobre papagaios também vão ajudar, já que suportar a pressão é dever dos maiores jogadores.

Existe a possibilidade que o Brasil caia precocemente, mas não há dúvidas do favoritismo da amarelinha. 48 horas dirão.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]