• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Passada a ressaca da frustrante eliminação do Brasil na Copa 2018, é hora de pensar no ciclo para o Mundial do Catar, em 2022. Listamos 26 nomes com no máximo 23 anos para o futuro da seleção brasileira.

Por isso, nomes com potencial, mas que já ultrapassaram esta idade não foram citados. Lembrando que este é um exercício de projeção que leva em consideração a idade, posição e potencial dos atletas.

Até a próxima Copa, é possível que outros jovens despontem ou até mesmo jogadores que estão na lista não evoluam na carreira. Por termos dois goleiros jovens (Alisson, 25, e Ederson, 24), atletas para esta posição não foram citados.

Defensores

Jorge

Jorge defende o Mônaco, da França. Reprodução/YouTube

Posição: lateral-esquerdo. Clube: Monaco-FRA. Idade: 22 anos. Revelado no Flamengo, Jorge tem passagens pela base da seleção brasileira. Na última temporada, foi titular do Monaco no Campeonato Francês. Forte no ataque, se adaptou rapidamente ao futebol europeu. Necessita crescer defensivamente.

Guilherme Arana

Arana em treinamento do Corinthians. Rodrigo Gazzanel/Folhapress

Posição: lateral-esquerdo. Clube: Sevilla-ESP. Idade: 21 anos. Revelado no Corinthians, Guilherme Arana foi campeão brasileiro em 2017 e se transferiu para o Sevilla. Está sem espaço no clube espanhol e jogou apenas três jogos em 2018. É um lateral de forte chegada ao ataque, mas precisa melhorar o aspecto defensivo.

Marlon

Zagueiro Marlon durante período no Barcelona

Posição: zagueiro. Clube: Barcelona-ESP. Idade: 22 anos. Marlon foi revelado no Fluminense e vendido ao clube espanhol em 2016. Pelo time principal, fez só três jogos e foi emprestado ao Nice, da França, na última temporada. Foi titular e voltou ao Barça. Pode ser novamente emprestado. Defensor baixo (1, 82 m), tem como característica a velocidade.

Luiz Felipe

Zagueiro Luiz Felipe atua no futebol italiano.Reprodução/Youtube

Posição: zagueiro. Clube: Lazio-ITA. Idade: 21 anos. Luiz Felipe é um daqueles casos de jogadores que não apareceram no futebol brasileiro. Saiu do Ituano direto para o sub-20 da Lazio. Na última temporada, ganhou a titularidade e se firmou na equipe principal. É alto (1,87 m) e forte no combate.

Wallace

Zagueiro Wallace, da LazioReprodução/Twitter

Posição: zagueiro. Clube: Lazio-ITA. Idade: 23 anos. Jogou pouco no Cruzeiro até se transferir para o Monaco, em 2014. Foi titular uma temporada e vendido ao clube italiano. Joga com frequência na Itália e é forte no jogo aéreo. Tem 1,91 m de altura.

Lyanco

Zagueiro Lyano, do Torino

Posição: zagueiro. Clube: Torino-ITA. Idade: 21 anos. Revelado no São Paulo, Lyanco atuou na base da seleção brasileira, mas tem nacionalidade sérvia e é cobiçado para defender o país balcânico. A Itália também demonstrou interesse na naturalização do defensor. Se destaca pela técnica.

Militão

Zagueiro Militão no treino do São PauloReprodução/Instagram

Posição: lateral-direito/zagueiro. Clube: São Paulo. Idade: 20 anos. Militão é titular do São Paulo e tem passagem pela seleção de base. É um jogador multifuncional, que pode atuar na lateral direita, na defesa ou até mesmo no meio de campo. Opção interessante para aumentar a estatura do Brasil nos lados do campo.

William Furtado

Campeão olímpico, William está no futebol alemãoDivulgação/Woflsburg

Posição: lateral-direito. Clube: Wolfsburg-ALE. Idade: 23 anos. Campeão olímpico no Rio-2016, William foi titular do Wolfsburg no clube alemão, que acabou sendo rebaixado para a segunda divisão. É um jogador com características semelhantes as de Daniel Alves, como velocidade e triangulação ofensiva.

Meias

Thiago Maia

Thiago Maia também foi campeão olímpico pelo BrasilEVARISTO SA/AFP

Posição: volante. Clube: Lille-FRA. Idade: 21 anos. Mais um atleta da lista que foi campeão olímpico. Saiu do Santos para defender o Lille e foi titular durante a temporada, mas o clube francês por pouco não foi rebaixado. Pode jogar tanto como primeiro quanto segundo volante.

Walace

Walace (à esq) nos tempos em que defendia o GrêmioEdu Andrade/FatoPress - Folhapress

Posição: volante. Clube: Hannover 96. Idade: 23 anos. Titular nas Olímpiadas, Walace enfrentou dificuldades no futebol Alemão. Ele pouco jogou no Hamburgo, clube que foi rebaixado. Acertou nesta janela a transferência para o Hannover. É o jogador com características mais próximas com Casemiro.

Gustavo Blanco

Jovem meia Gustavo Blanco defende o GaloHeuler Andrey/Estadão Conteúdo

Posição: meio-campista. Clube: Atlético-MG. Idade: 23 anos. Gustavo Blanco apareceu neste ano como um dos destaques do Brasileirão. Lidera o Nacional em roubadas de bola, segundo dados do Footstats. É um meia com marcação e chegada na área.

Arthur

Arthur marca Alecsandor pelo GrêmioVINíCIUS COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Posição: meio-campista. Clube: Barcelona-ESP. Idade: 21 anos. Arthur deixou o Grêmio rumo ao clube catalão como esperança da seleção brasileira para o futuro. Estava na lista de suplentes para a Copa 2018. Entre os mais jovens, é presença quase certa na próxima convocação da seleção. Também é forte candidato para ser titular. Tem como principal característica dar ritmo ao time com precisão no passe e movimentação.

Maycon

Maycon (esq) durante treinamento na UcrâniaEVARISTO SA/AFP

Posição: meio-campista. Clube: Shakhtar-UCR. Idade: 20 anos. Destaque do Corinthians, o meia acertou a transferência para a Ucrânia. Canhoto, ele tem chegada na área e chute de média distância e já deve ser uma das opções imediatas para a renovação da meia cancha da seleção.

Wendel

Wendel (laranja) durante treinamento no clube portuguêsReprodução/Twitter

Posição: meio-campista. Clube: Sporting-POR. Idade: 20 anos. Surgiu e ganhou destaque rapidamente no Fluminense. Veloz e habilidoso, Wendel foi para o Sporting no início do ano. No clube carioca, ficou marcado por indisciplina e chegou a ser afastado pelo então técnico Abel Braga.

Douglas Luiz

Douglas (esq) durante treinamento no Girona

Posição: meio-campista. Clube: Manchester City. Idade: 20 anos. Douglas Luiz saiu rapidamente do Brasil após o início promissor no Vasco. Não jogou pelo Manchester City e foi emprestado ao Girona, da Espanha. Está de volta ao clube inglês e será avaliado por Pep Guardiola. Se conseguir espaço, tem potencial grande de evolução sob o comando do técnico.

Lucas Paquetá

Paquetá virou titular do Flamengo Agência Estado

Posição: meio-campista /atacante. Clube: Flamengo. Idade: 20 anos. Joia do Flamengo, Lucas Paquetá foi a surpresa da lista de suplentes de Tite para a Copa 2018. É um jogador que flutua no meio de campo e impressiona pela habilidade. Assim como Arthur, é presença quase certa na próxima convocação.

Gerson

Promessa do Fluminense, Gerson tenta se firmar na ItáliaReprodução/Instagram

Posição: meia-atacante. Clube: Roma-ITA. Idade: 21 anos. Gerson pouco jogou no Fluminense e foi para o futebol italiano após se destacar no Sul-Americano sub-20 2015. Na Roma, Gerson é reserva, mas entra com frequência na equipe. Ainda está se adaptando ao futebol europeu.

Kenedy

Kenedy durante treinamento na InglaterraReprodução

Posição: Meia-esquerda/lateral-esquerdo. Clube: Newcastle. Idade: 22 anos. Oriundo da base do Fluminense, o jogador pertence ao Chelsea e está emprestado. Ele tem força física e explosão, características semelhantes ao Douglas Costa.

Pedrinho

Pedrinho é joia corintiana e aposta para o futuro da seleçãoReprodução/YouTube

Posição: meia-atacante. Clube: Corinthians. Idade: 20 anos. Joia do Corinthians, Pedrinho impressiona pela habilidade. Mas para entrar no radar da seleção precisa evoluir consideravelmente a parte física. Como profissional, o jogador atuou somente duas vezes os 90 minutos.

Atacantes

Vinicius Júnior

Atacante Vinicius Júnior trocou o Fla pelo Real MadridJonathan Campos/Gazeta do Povo

Posição: atacante. Clube: Real Madrid-ESP. Idade: 17 anos. A revelação do Flamengo acertou sua transferência para o gigante espanhol. Resta saber se ele terá chances no Real ou será emprestado para ganhar experiência. Tem potencial para se tornar um jogador de classe mundial.

Rodrygo

Rodrygo já está acertado com o Real MadridReprodução/Instagram

Posição: atacante. Clube: Santos. Idade: 17 anos. Mais uma promessa de sucesso internacional, Rodrygo já está acertado com o Real Madrid. Mas ele só será transferido no início de 2019, quando completará 18 anos. As características do jovem são drible e improviso.

Malcom

Malcom quando defendia o CorinthiansMarcelo Machado de Melo/Fotoarena/ Folhapress

Posição: atacante. Clube: Bordeaux-FRA. Idade: 21 anos. Revelado no Corinthians, o Malcom está há duas temporadas na Europa. Marcou 12 gols pelo Bordeaux e é cobiçado por gigantes do velho continente. Atua pelos lados do campo.

Paulinho

Reprodução

Posição: atacante. Clube: Bayer Leverkusen-ALE. Idade: 17 anos. Prodígio, Paulinho acertou nesta janela a saída do Vasco rumo ao futebol alemão. É um atacante de explosão e pode atuar dos dois lados do campo ou até mesmo atrás do centroavante no meio de campo.

David Neres

Reprodução/Instagram

Posição: atacante. Clube: Ajax-HOL. Idade: 21 anos. Mais um caso que não chegou a atuar no Brasil. Foi vendido pelo São Paulo ao Ajax. Canhoto, ele joga aberto do lado direito e tem finalização apurada. Nesta temporada, marcou 14 gols em 37 jogos e desperta o interesse de clubes mais renomados.

Richarlison

Reprodução

Posição: atacante. Clube: Watfort-ING. Idade: 21 anos. Destaque de América-MG e Fluminense, Richarlison teve um início promissor na liga inglesa, mas caiu de produção. Pode jogar tanto aberto quanto centralizado e deve mudar-se para um clube maior dentro da própria Inglaterra.

Pedro

Reprodução/Facebook

Posição: centroavante. Clube: Fluminense. Idade: 21 anos. Grande aposta desde as categorias de base, Pedro é um dos destaques nacionais. Já marcou 14 gols em 2018 e está em franca evolução. Da lista dos atacantes, é o único com características de força.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Simule a fase final da Copa do Mundo 2018

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]