• Carregando...
Já imaginou Harry Kane jogando pela seleção do Reino Unido? | /AFP
Já imaginou Harry Kane jogando pela seleção do Reino Unido?| Foto: /AFP

Pela primeira vez desde 1990, a seleção inglesa está em uma fase semifinal da Copa do Mundo.

O desempenho da equipe na Rússia empolgou os torcedores, que sonham em comemorar o segundo título mundial e até já cantam “Football is coming home” – o futebol está voltando para casa.

Os inventores do futebol só levantaram a taça em 1966, justamente em casa, mas grande parte dos torcedores nem sequer era nascida na época.

O hiato sem conquistas levanta uma questão: por que os britânicos não jogam como uma seleção única, defendendo o Reino Unido ?

A seleção seria mais forte e, quem sabe, teria ainda mais relevância no cenário mundial.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

A resposta tem tudo a ver com tradição. Ao contrário dos Jogos Olímpicos, onde os países que hoje formam o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) defendem a mesma bandeira, no futebol cada país tem sua confederação de futebol.

A Football Association, entidade que controla o esporte na Inglaterra, por exemplo, foi fundada em 1863 – 41 anos antes da Fifa. E a grande rivalidade entre os países, que tinham bastante influência sobre a Fifa, os manteve separados em jogos internacionais.

Na Olimpíada de 2012, em Londres, o Reino Unido participou do torneio de futebol. O elenco foi formado por 13 ingleses e cinco galeses, entre eles a lenda do Manchester United Ryan Giggs, que nunca jogou uma Copa por Gales.

Atualmente, o atacante do Real Madrid Gareth Bale, também nascido no País de Gales, certamente seria o principal reforço de um utópico time da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em terras russas.

Simule a fase final da Copa do Mundo 2018

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]