• Carregando...
 | /
| Foto: /

Encerrada a segunda rodada da primeira fase, a hora é de fazer contas. Mesmo os que já têm vaga nas oitavas de final carimbada, agora usam a calculadora para garantir a primeira posição de seus grupos. Veja quais são os cenários de quem ainda sobrevive no torneio da Rússia.

Boa parte das vagas vai depender dos critérios desempate, com as seleções iguais em pontuação. Nesse caso, a ordem para definir a classificação é a seguinte: 1) saldo de gols, 2) gols marcados, 3) confronto direto, 4) número de cartões recebidos e, por fim, 5) sorteio.

Vale destacar que o cenário pode ficar confuso caso três seleções terminem com a mesma pontuação. Nesse caso, o item 3 (confronto direto) envolverá apenas os jogos entre os times envolvidos nesse empate triplo. Dessa forma, avança quem somou mais pontos apenas nos duelos entre essas equipes; em caso de nova igualdade, a matemática avança para saldo de gols e gols marcados somente nos jogos entre eles.

>> Matar ou morrer: simulador mostra confrontos de oitavas na Copa do Mundo

>> Veja os palpites para os jogos da 3ª rodada da fase de grupos da Copa

>> ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

>>TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Islândia x Croácia - 26/06 - 15h - Arena Rostov

Nigéria x Argentina - 26/06 - 15h - São Petersburgo

Chances de classificação (segundo o site Infobola): Croácia 100%; Nigéria 46%; Argentina 46%; Islândia 8%

Croácia (6 pontos)

Líder do grupo e já classificado, depende de apenas um empate para garantir a primeira colocação do grupo. Mesmo que seja derrotada pela Islândia, ainda fica em primeiro caso a Nigéria não ganhe por um placar elástico da Argentina.

Nigéria (3 pontos)

Garante a classificação com uma vitória, podendo até ficar em primeiro lugar do grupo caso a Croácia seja derrotada. Se empatar, se classifica em segundo se a Islândia não vencer a Croácia por dois ou mais gols de diferença.

Islândia (1 ponto)

Precisa vencer a Croácia para ser segundo no grupo. Além disso, a Nigéria não pode vencer a Argentina. Em caso de empate nesse último jogo, a Islândia teria que ficar na frente nos critérios de desempate com os africanos. Em caso de vitória argentina, o empate da Islândia na pontuação seria com os sul-americanos, dependendo também dos critérios de desempate.

Argentina (1 ponto)

Não pode mais ser primeiro do grupo. Para se classificar em segundo, precisa vencer a Nigéria e contar que a Islândia não ganhe da Croácia. Caso a Islândia vença sua partida e os argentinos também, ficariam empatados em pontos, dependendo de critérios como saldo de gols, etc.

Grupo E

Sérvia x Brasil - 27/06 - 15h - Estádio Spartak

Suíça x Costa Rica 27/06 - 15h - Estádio de Nizhny Novgorod

Chances de classificação (segundo o site Infobola): Suíça 94%; Brasil 86%; Sérvia 20%

Brasil (4 pontos)

Depende apenas de um empate para garantir a classificação. Para ficar em primeiro, precisa vencer e depende do resultado de Suíça x Costa Rica. A classificação pode vir até com uma derrota, desde que a Suiça perca por um placar igual ou maior.

Suíça (4 pontos)

Se vencer, garante a classificação pelo menos em segundo do grupo. Para ser primeiro, depende que o Brasil não vença a Sérvia ou, se vencer, seja por um placar pequeno, dando aos suíços a vantagem nos critérios de desempate. A Suiça se classifica em caso de derrota se a Sérvia perder para o Brasil.

Sérvia (3 pontos)

Precisa vencer o Brasil para se classificar independentemente de outros resultados. Se empatar, depende de uma derrota da Suíça por dois ou mais gols de diferença. Se perder, a Sérvia estará eliminada.

Costa Rica (0 pontos)

Eliminado.

Grupo F

México x Suécia - 27/06 - 11h - Arena de Ecaterimburgo

Coreia do Sul x Alemanha - 27/06 - 11h - Arena Kazan

Chances de classificação (segundo o site Infobola): México 72%; Alemanha 72%; Suécia 47%; Coreia do Sul 9%

México (6 pontos)

Com um empate garante a classificação e o primeiro lugar do grupo. Pode chegar nas oitavas mesmo com uma derrota se a Alemanha não vencer a Coreia do Sul. Por fim, mesmo que os alemães vençam e os mexicanos percam, o time da América do Norte ainda pode se classificar dependendo dos critérios de desempate.

Alemanha (3 pontos)

Se vencer, se classifica em segundo caso a Suécia não vença. Se empatar a mesma coisa, contando com uma derrota da Suécia. Porém, pode ser até primeiro lugar do grupo se vencer por um placar elástico e a Suécia vencer o México por um placar mínimo. A classificação só veria em caso de derrota alemã se o México vencesse e a Alemanha superasse Suécia e Coreia do Sul nos critérios de desempate.

Suécia (3 pontos)

Garante a classificação independentemente do outro resultado se vencer por 2 ou mais gols de diferença. Pode ficar até em primeiro lugar nesse caso, se a Alemanha não vencer a Coreia por um placar elástico. Um empate somado a derrota da Alemanha também garante vaga nas oitavas. Em caso de derrota, precisa que a Alemanha também perca e que supere os alemães e coreanos nos critérios de desempate.

Coreia do Sul (0 pontos)

Precisa vencer a Alemanha para ter alguma chance de classificação em segundo lugar no grupo. Para isso, a Suécia precisa perder para o México. Nesse caso, alemães, coreanos e suecos empatariam com três pontos, dependo a classificação de critérios como saldo de gols, gols pró, confronto direto, cartões e até sorteio.

Grupo G

Inglaterra x Bélgica - 28/06 - 15h - Estádio de Kaliningrado

Panamá x Tunísia - 28/06 - 15h - Arena Mordovia

Chances de classificação (segundo o site Infobola): Inglaterra 100%; Bélgica 100%

Inglaterra (6 pontos)

Já está classificada para as oitavas de final da Copa. Garante o primeiro lugar do grupo G se vencer a Bélgica. Em caso de empate, a liderança será decidida pelo número de cartões amarelos ou por sorteio. As duas seleções têm seis pontos, mesmo saldo de gols, número de gols marcados e sofridos.

Bélgica (6 pontos)

A situação da Bélgica é igual a da Inglaterra. Também já garantiu vaga na próxima fase e precisa vencer para chegar ao primeiro lugar do grupo G. Se empatar, fica tudo igual e os cartões amarelos ou um sorteio irão definir como ficam os confrontos das oitavas.

Tunísia e Pananá (0 pontos)

Eliminados.

Grupo H

Senegal x Colômbia - 28/06 - 11h - Arena Samara

Japão x Polônia - 28/06 - 11:00 - Arena Volgogrado

Chances de classificação (segundo o site Infobola): Japão 72%; Senegal 64%; Colômbia 64%

Japão (4 pontos)

Joga por um empate com a Polônia na última rodada. Pode avançar mesmo com uma derrota, de preferência por baixa margem de gols. Nesse caso, o ideal seria o Senegal ganhar, pois empate ou triunfo da Colômbia levaria a decisão da vaga para os critérios de desempate. Já para ficar com a primeira posição, vai depender do Senegal. Se ambos vencerem, a disputa vai para os critérios desempate. O mesmo ocorre em caso de igualdade no placar das duas partidas.

Senegal (4 pontos)

Só precisa de um empate com a Colômbia para avançar. Em caso de derrota, ainda tem chances. Precisaria, porém, torcer por uma derrota do Japão, especialmente de goleada, já que a vaga seria decidida nos critérios de desempate. Na briga pelo primeiro lugar, não tem como esquecer o Japão. Ambos vencendo, ficam com mesma pontuação, 7, dependendo dos critério de desempate. Dois empates também.

Colômbia (3 pontos)

Vencendo, se classifica sem depender de terceiros. Um empate pode servir desde que a Polônia derrote o Japão. A primeira posição é viável. Basta vencer e contar com o tropeço, empate serve, dos japoneses.

Polônia (0 pontos)

Eliminada.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]