• Carregando...
Técnico Tite defendeu Neymar e comentou o uso do árbitro de vídeo no jogo contra a Costa Rica | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Técnico Tite defendeu Neymar e comentou o uso do árbitro de vídeo no jogo contra a Costa Rica| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O pênalti anulado pelo árbitro holandês Sander Van Roekel com auxílio da arbitragem de vídeo (VAR) foi o ponto alto da coletiva do técnico Tite após a vitória do Brasil sobre a Costa Rica por 2 a 0, pela segunda rodada da Copa do Mundo 2018.

O treinador brasileiro aceitou a anulação do lance, mas foi incisivo ao cobrar justiça nos critérios de escolha para a utilização do VAR.

“É um lance que tanto pode dar quanto não dar. Eu, falando como Adenor e não como o técnico Tite, se sou eu arbitro é cal. Mas respeito porque é passível de interpretação. Nós não precisamos de arbitragem para vencer jogo, mas que ela seja justa”, declarou Tite, após o sofrido triunfo sobre os costa-riquenhos.

“E que tal qual foi olhado agora, que tivesse sido olhado antes [contra a Suíça] e que interprete da forma que quiser. Que seja igual para todos. O Brasil não quer auxílio, queremos ganhar sendo mais competentes”, reclama Tite.

Choro de Neymar

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

No final da partida, Neymar desabou ainda no gramado aos prantos. O técnico Tite analisou o choro do camisa 10, elogiando a atitude do comandado.

“Não vi esse momento e não tenho a condição de analisar. Mas de uma coisa eu posso falar. A alegria, a satisfação de representar a seleção é muito grande nele. Eu também sou um cara emotivo e se o Neymar teve coragem para externar o sentimento, eu respeito”.

Tombo na comemoração

A imagem do jogo foi o tombo que Tite levou na comemoração do primeiro gol da seleção, marcado por Philippe Coutinho, aos 46 minutos do segundo tempo. O comandante deu risada e disse que até se machucou durante a euforia.

“Me deu uma fisgada. Rompeu a fibra [da perna] na hora da comemoração. O time focado criava, o primeiro tempo foi nervoso. Não é possível fazer o segundo tempo que fez e a bola não entrar. Foram 23 finalizações, aí no gol eu caí. O Ederson [goleiro reserva] bateu em mim. Depois que eu vejo já está o Cassio em cima de mim”, explica.

“Grande segundo tempo”

Tite gostou bastante da atuação brasileira na etapa final. Além da alteração de Douglas Costa na vaga de William e da entrada de Firmino no lugar de Paulinho, os jogadores tiveram mudança de postura.

“Grande segundo tempo, grande segundo tempo, grande segundo tempo. Três vezes. Navas [goleiro da Costa Rica] jogou muito. No primeiro tempo não, time muito nervoso. Mas no segundo tempo retomou”.

Falta de liderança?

Tite saiu em defesa de Neymar e acredita que cada atleta tem sua forma de liderar. Ele quer que a responsabilidade seja compartilhada e não sobrecarregada no camisa 10 ou nele próprio.

“A equipe vai se construindo dentro da própria competição. Eu como técnico tenho que ficar atento a esse crescimento da equipe. Para ser campeã, a equipe precisa ir crescendo e se moldando durante a Copa. Não se pode colocar a responsabilidade apenas em uma pessoa”.

Futuro e adversários

O técnico preferiu não comentar os tropeços e as dificuldades dos favoritos na primeira fase da Copa do Mundo. Tite explica que assistiu poucos jogos por conta dos trabalhos e treinamentos da seleção. Na última rodada, o Brasil precisa de um empate contra a Sérvia, quarta-feira (27), às 15h, no estádio Spartak. “Vamos buscar vencer, buscar o gol. Esse é o DNA do nosso time”, finaliza Tite.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]