• Carregando...
 | /
| Foto: /

Uruguai x França se enfrentam nesta sexta-feira (6), às 11h, no Estádio de Nizhny Novgorod, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2018.

De um lado, os sul-americanos parecem estar em casa. O clima no elenco é leve, animado. Condiz com o que se espera de quem venceu todos os jogos que disputou na Copa do Mundo, apesar de o discurso adotado tomar outra direção. Do outro lado da contenda, os europeus fecham o semblante, quase carrancudos. Poucos imaginariam que vem de uma vitória emocionante sobre a poderosa Argentina no mata-mata. Eles sabem que a pressão de seguir na competição recai sobre seus ombros.

“É como diz uma canção popular no Uruguai: nunca favoritos, sempre vindo de trás. Esta é a nossa realidade. É a raiz do que vamos tentar com muita ilusão de vencer”, resumiu o técnico uruguaio Óscar Tabarez, que passa o rótulo de favoritos para os oponentes sem o menor pudor. A principal preocupação, e que pode sim ajudar a reduzir a Celeste à posição de franco-atiradora nesta sexta-feira, é a lesão de Edinson Cavani. Craque da seleção ao lado de Luis Suárez, ele tem um problema na coxa direita. Tem mínimas chances de jogar. Um desfalque considerável, caso se concretize.

A situação francesa é mais confortável. Pelo menos em termos de montagem de elenco. Mbappé ganhou pontos na corrida para ser considerado o melhor do mundo na temporada com a bela atuação para despachar a Argentina nas oitavas de final. E o ataque ainda tem um finalizador com o porte de Griezmann, do Atletico de Madrid. O que pesa contra o time de Didier Deschamps é o estilo de jogo que deve ser adotado em campo. A França vai bem quando consegue impor sua velocidade, mas sofre quando encara um adversário que não oferece espaços. O que deve ser exatamente o caso do Uruguai, uma equipe traiçoeira.

“Temos de estar muito concentrados, especialmente na defesa. Não podemos dar faltas e escanteios à toa. O ritmo da França tem de ser intenso, com velocidade. Os uruguaios não precisam de muitas chances para fazerem gols e teremos de enfrentar isso”, analisou o goleiro francês Lloris. Paciência para não se complicar é o que receita o o técnico francês. O que não significa que ele esteja algo perto do que se definiria por tranquilo.

“Estamos nas quartas pela segunda vez nas quartas em quatro anos. Agora temos de passar de fase”, afirmou Deschamps, campeão mundial em 1998, deixando transparecer toda a responsabilidade que a jovem equipe comandada por ele carrega. A França tem média de idade de apenas 26 anos, a segunda menor do torneio. Mbappé é pouco mais do que um adolescente, com 19 anos.

Será um teste de fogo. E provavelmente uma grande partida.

O jogo terá transmissão da Rede Globo, SporTV e da FOX Sports.

A Gazeta do Povo também acompanha o duelo em tempo real.

Fique de olho

Mbappé x Suárez

Duelo entre dois dos melhores atacantes do mundo, mas de gerações diferentes. Enquanto o francês surge como sensação no PSG e também na seleção – ele brilhou nas oitavas contra a Argentina –, o uruguaio vive o auge da carreira, ainda extremamente decisivo pela Celeste e em seu clube, o Barcelona.

Mbappé tem três gols no Mundial, um a mais do que Suárez. Luisito, no entanto, deve carregar ainda mais responsabilidade no confronto, já que Cavani, lesionado, dificilmente será titular.

AFP

Ficha técnica: Uruguai x França

Palpite – França

Nos últimos cinco confrontos entres as duas seleções, só um gol marcado. Foram quatro jogos sem gols, dois deles em Copas (2002 e 2010). Desta vez com Mbappé, Griezmann e Suárez em campo (Cavani ainda é dúvida), devemos ter mais bolas na rede. O Uruguai é muito brigador, mas vai prevalecer a maior qualidade técnica da embalada França. Placar: 1 x 2.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Simule a fase final da Copa do Mundo 2018

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]