• Carregando...
 | /
| Foto: /

O reencontro entre Brasil e Alemanha em uma Copa do Mundo depois do traumático 7 a 1 de quatro anos atrás está cada vez mais próximo.

O duelo entre dois dos principais favoritos ao título do Mundial 2018 pode acontecer precocemente já nas oitavas de final. Isso porque a Alemanha, apesar da dramática vitória sobre a Suécia, dificilmente conseguirá a liderança de seu grupo. O chaveamento do mata-mata prevê justamente o confronto entre o 2.º da chave F (posição dos alemães) com o líder do grupo E, posto ocupado pelo Brasil atualmente.

Veja o que precisa acontecer para Brasil e Alemanha se encontrarem logo nas oitavas de final:

>> Hipótese 1: Brasil fica em 1.º no grupo E e Alemanha em 2.º no grupo F

Para o Brasil ficar em 1.º em sua chave, precisa:

-- Vencer a Sérvia na última rodada e contar com um tropeço da Suíça diante da Costa Rica. Se os suíços vencerem, a disputa vai para o saldo de gols: atualmente a seleção brasileira leva vantagem de 2 a 1 nesse critério.

-- O empate com a Sérvia também garante a liderança do grupo, mas só se a Suíça não vencer a Costa Rica.

Aliado ao primeiro lugar brasileiro, a Alemanha teria de ficar em segundo no seu grupo. Isso acontecerá se:

-- A Alemanha vencer a Coreia do Sul na última rodada e a Suécia não vencer o México

-- A Alemanha empatar com a Coreia e a Suécia perder do México

-- A Alemanha perder da Coreia, desde que a Suécia também perca do México pela mesma diferença de gols ou por uma diferença maior.

-- A Alemanha vencer a Coreia e a Suécia vencer o México. Haveria um triplo empate entre México, alemães e suecos. Os germânicos ficam em segundo se tiverem o segundo melhor saldo de gols. Se houver empate no saldo, os próximos critérios são gols marcados, confronto direto e cartões recebidos.

>> Hipótese 2: Brasil fica em 2.º no grupo E e Alemanha em 1.º no grupo F

As seguintes situações deixam o Brasil em segundo lugar:

-- Vitória sobre a Sérvia na última rodada, desde que a Suíça vença a Costa Rica com dois gols de diferença a mais em relação ao triunfo brasileiro. Ex: Brasil 1x0 Sérvia e Suíça 3x0 Costa Rica.

-- Empate do Brasil com a Sérvia e vitória da Suíça sobre a Costa Rica

-- Derrota do Brasil para a Sérvia, desde que a Suíça também perca para a Costa Rica pela mesma diferença de gols ou uma diferença pior.

Aliado a uma dessas três situações acima, a Alemanha teria de ficar na liderança de seu grupo. Isso só acontecerá se:

-- A Alemanha vencer a Coreia do Sul e a Suécia vencer o México. Haveria um triplo empate entre México, alemães e suecos com seis pontos. Os germânicos ficam em primeiro se tiverem o melhor saldo de gols em relação aos dois rivais. Se houver empate no saldo, os próximos critérios são gols marcados, confronto direto e cartões recebidos.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]