• Carregando...
 | /
| Foto: /

Confira os campeões estaduais de 2018 nos principais polos de futebol do país. Corinthians, Cruzeiro, Botafogo, Grêmio, Atlético-PR...

Corinthians vence nos pênaltis final tumultuada e é campeão paulista

GIL GUZZO/ESTADÃO CONTEÚDO

Em uma final que teve gol, nervosismo, discussões entre os jogadores e uma grande polêmica causada pela arbitragem o Corinthians foi campeão paulista pelo segundo ano consecutivo. A equipe venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque neste domingo (8), gol de Rodriguinho e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o clube de Parque São Jorge ganhou por 4 a 3 . Cássio defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima. Foi o 29º título estadual do Corinthians, o maior vencedor da competição. Foi a sexta conquista neste século. Aos 26 minutos do segundo tempo, o árbitro Marcelo Aparecido de Souza marcou pênalti de Ralf em Dudu. No entanto, árbitro adicional Alberto Poleto Masseira, que fica na intermediária, avisou o juiz que não houve toque do volante corintiano no atacante. A partida ficou paralisada por quase dez minutos. Souza voltou atrás e deu escanteio. Os jogadores do Palmeiras se revoltaram e houve princípio de tumulto entre os atletas que estavam nos bancos de reservas das duas equipes. Não está claro como Masseira percebeu que não havia acontecido a infração. A Federação Paulista de Futebol não utiliza árbitro de vídeo em suas competições.

Grêmio conquista o Gaúcho depois de oito anos

O Grêmio não precisava vencer para ser campeão gaúcho. Mas venceu. Neste domingo (08), o time ticolor bateu o Brasil de Pelotas por 3 a 0 (já tinha vencido por 4 a 0 no jogo de ida) e ergueu a taça do Estadual pela 37ª vez. Cícero, Léo Moura e Alisson fizeram os gols. Há oito anos o Grêmio não vencia o Campeonato Gaúcho. A última vez que levou a taça havia sido em 2010. Mas a fase é totalmente outra, e foi o quarto título conquistado pelo Grêmio em 16 meses. Média de um novo título a cada quatro meses desde o início do ‘ciclo virtuoso’ com a Copa do Brasil de 2016. Além dela e do Gauchão estão na lista a Libertadores e a Recopa.

Cruzeiro vence, tira vantagem do Atlético-MG e é campeão mineiro

UARLEN VALéRIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Arrascaeta e Thiago Neves são ídolos da torcida do Cruzeiro e com muito merecimento. Na final do Campeonato Mineiro, neste domingo, mais uma vez a dupla infernizou com o Atlético-MG. Com um gol de cada, o time de Mano Menezes venceu o arquirrival por 2 a 0 e ficou com o título do Campeonato Mineiro em 2018. Esse era o resultado que o Cruzeiro precisava, pois havia perdido por 3 a 1 na partida ida, no estádio Independência. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, a equipe tinha a vantagem do empate no saldo de gols do confronto, em caso de um triunfo para cada lado.

Ceará vence Fortaleza, é campeão estadual e impede 1º título de Ceni como técnico

O Ceará jogou um balde de água fria no plano do Fortaleza de iniciar o ano de seu centenário com um título. Jogando por um empate após a vitória por 2 a 1 no jogo de ida da final do Estadual, o time alvinegro demonstrou oportunismo e venceu mais uma vez no Castelão, de novo por 2 a 1, no equilibrado clássico deste domingo.

Atlético ganha do Coritiba na Baixada e é campeão paranaense 2018

Com direito a gritos de Olé nos minutos finais, o Atlético é o campeão paranaense 2018. Mesmo com o time de aspirantes, o Furacão venceu por 2 a 0 o arquirrival Coritiba, domingo (8), na Arena da Baixada, e reverteu a desvantagem de um gol de diferença para levantar o seu 24º título estadual, o primeiro do clube no novo estádio reformado para a Copa do Mundo. O Rubro-Negro também iguala o número de vitórias sobre o Coxa em finais Atletiba no torneio do regional, com nove conquistas para cada lado. Bruno Guimarães e Ederson fizeram os gols e garantiram a festa no Caldeirão.

Botafogo derrota Vasco nos pênaltis e é campeão

DHAVID NORMANDO/ESTADÃO CONTEÚDO

Neste domingo (08), o Botafogo conseguiu reverter a desvantagem de um gol para o Vasco com a vitória por 1 a 0, graças a Joel Carli, aos 49 minutos, e levou a disputa do Campeonato Carioca para os pênaltis. Nas cobranças, Gatito Fernández defendeu duas vezes e deu o título ao Glorioso. “Eu não tive informação dos batedores, mas fui feliz nas cobranças. Queria pegar mais, mas não consegui. Graças a Deus conseguimos esse título”, celebrou o goleiro ainda no gramado. “Começamos de uma maneira difícil, mas conseguimos recuperar. O grupo soube passar pelas adversidades”, disse o goleiro.

Bahia encerra tabu contra o Vitória

Depois de 16 anos, o Bahia voltou a festejar um título dentro da casa do principal rival. Neste domingo (8), o tricolor venceu o clássico decisivo por 1x0 e ergueu a taça do Campeonato Baiano 2018 no Barradão. O último título comemorado pelo Esquadrão no estádio rubro-negro havia sido em 2002, pela Copa do Nordeste. O gol marcado por Elton na etapa final.

Figueirense vence a Chapecoense e conquista o 18º título do Catarinense

Gustavo Ferrareis e Maikon Leite marcaram, na Arena Condá, na vitória por 0 x 2 do Figueirense contra a Chapecoense. A Chape perdeu a taça e a oportunidade de conquistar o raro tricampeonato do Campeonato Catarinense. Justamente na última partida do Estadual, diante do maior público em uma partida do Estadual, os 18.064 torcedores que sorriram e choraram no domingo ensolarado em Chapecó.

Náutico volta a festejar em Pernambuco

Com gol de Ortigoza e Jobson, o Náutico conquistou o título do Estadual contra o Central por 2 a 1. Antes da bola rolar, a conquista esperada pelas duas equipes que chegaram à decisão querendo quebrar o jejum. Para o Náutico, a distância de 13 anos incomodava, já o Central em 99 anos de história, carrega a carga de no próprio torneio nunca um clube do interior conquistou a taça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]