• Carregando...
Marquinhos Santos deixa o trabalho nas categorias de base da seleção brasileira para retornar ao Coritiba, agora para treinar o time profissional | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Marquinhos Santos deixa o trabalho nas categorias de base da seleção brasileira para retornar ao Coritiba, agora para treinar o time profissional| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo
  • De acordo com comunicado oficial do clube, Marcelo Oliveira deixa o Coritiba em comum acordo com a diretoria

O Coritiba confirmou na manhã desta quinta-feira (6) a demissão do técnico Marcelo Oliveira, após a derrota por 3 a 0 para a Portuguesa na noite de quarta-feira (5), no Estádio Canindé, em São Paulo.

A diretoria também confirmou o nome do novo treinador. É Marquinhos Santos, que já treinou a categoria sub-20 do Alviverde e estava no comando da seleção brasileira sub-17. Ele será auxiliado por Tcheco, que se aposentou recentemente.

Quarta-feira, Marquinhos Santos havia sido promovido a técnico da categoria sub-20 do Brasil, mas acabou aceitando o convite para trabalhar novamente no Alto da Glória. Marquinhos Santos é o técnico mais novo a comandar um clube das Séries A e B do Brasileirão, com apenas 33 anos.

De acordo com comunicado publicado no site oficial do clube, a rescisão de contrato de Oliveira foi de comum acordo. Além do treinador, também deixam o Alto da Glória o preparador físico Juvenilson de Souza e o auxiliar técnico Cleocir dos Santos.

Marcelo Oliveira chegou ao Coritiba no início de 2011, para substituir Ney Franco, que havia assumido a direção das categorias de base da seleção. Pelo clube, o técnico conquistou os Paranaenses de 2011 e 2012, além de ser duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil. Em 131 partidas à frente do Coxa, Oliveira teve aproveitamento de 62,34%: foram 73 vitórias, 26 empates e 32 derrotas. O mineiro alcançou ainda marca de terceiro treinador que mais comandou o clube em sua história.

Com a derrota para a Portuguesa, Marcelo Oliveira deixa o Coritiba na 16ª posição do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos - apenas três a mais do que o Sport Recife, o primeiro time na zona de rebaixamento. Além disso, o Coxa tem a pior defesa da disputa, com 42 gols tomados. Foram apenas seis vitórias, quatro empates e 12 derrotas. Ao lado de Figueirense, Palmeiras e Atlético-GO, o Coritiba é o time que mais perdeu nesta edição do Nacional.

"Fico satisfeito pelo trabalho feito, mas tenho consciência do momento que o time vive, com muitas contusões. Ontem [terça], o Coritiba completou 59 partidas no ano, o que é um absurdo. Isso prejudicou o time, já que eu consegui repetir a escalação apenas uma vez esse ano", avaliou o técnico em entrevista ao programa Redação, do SporTV.

Oliveira também desejou sorte a Marquinhos Santos. "Espero que o novo treinador consiga resolver o problema de o time jogar bem e não ganhar. Saio com muita gratidão pelo trabalho realizado", disse no programa.

Era Oliveira

O mineiro Marcelo Oliveira chegou ao Alto da Glória no início de 2011 para substituir Ney Franco, que havia assumido o comando das categorias de base da seleção brasileira. Oliveira havia trabalhado no ano anterior no Paraná, onde, curiosamente, também caiu após uma derrota para a Portuguesa no Canindé.

Oliveira participou da reestrutura do Coxa após a ascensão à primeira divisão do Brasileiro. Foi campeão paranaense invicto em 2011 e alcançou o bi em 2012. Ainda em 2011, Oliveira chegou a uma marca história no Coritiba: alcançou o recorde mundial de 24 partidas invictas.

Ainda em 2011, o Coritiba de Oliveira fez uma campanha empolgante na Copa do Brasil, quando o clube chegou à final pela primeira vez com resultados marcantes, como a goleada por 6 a 0 sobre o Palmeiras de Felipão e Marcos no Couto Pereira.

O trabalho de Marcelo Oliveira, porém, começou a ser criticado pela torcida a partir da final da Copa do Brasil de 2011, contra o Vasco. O Coritiba ganhou o segundo jogo por 3 a 2, mas, como havia perdido o primeiro por 1 a 0, acabou ficando com o vice, por causa do gol fora de casa. Na ocasião, o treinador preferiu colocar mais um volante no time, o novato Marcos Paulo, no lugar do meia Marcos Aurélio.

Dali em diante a relação da torcida com o treinador viveu altos e baixos. No Brasileiro do ano passado, o time precisava apenas de uma vitória no último Atletiba da competição, com o Atlético já praticamente rebaixado, mas perdeu por 1 a 0 e não conseguiu se classificar à Libertadores da América.

Em 2012, com uma campanha não tão empolgante quanto a de 2011, Oliveira levou o Coritiba novamente à decisão da Copa do Brasil. Mas o time sucumbiu ao fraco Palmeiras, que também luta contra o rebaixamento no Brasileiro, na decisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]