• Carregando...

Alviverdes

Mudança

A partida com o Corin­­thians, que seria no dia 12, foi transferida para o dia 16. A mu­­dança feita pela CBF atende a um pedido da televisão.

Reforço

Após fracassar na tentativa de contratação do lateral-esquerdo Triguinho, que está no Santos, o Coritiba deverá apresentar hoje Luciano Amaral para a posição. O atleta jogou até maio deste ano no Vitória de Guimarães, de Portugal. Com 26 anos, jogou foi cedido por empréstimo pelo Villa Rio, do Rio de janeiro

Confirmação

O Coxa confirmou o desligamento de Douglas Silva do clube. A demissão ocorreu por justa causa.

A parte tática ficou um pouco de lado. Na primeira semana livre que Ney Franco teve à fren­­te do Coritiba, o treinador preferiu trabalhar mais os fundamentos da equipe. Quer aprimorar principalmente as finalizações e o passe do time alviverde.

Depois de comparar estatísticas, o treinador percebeu que um dos principais fatores para o Coxa estar na situação que está – um ponto da zona de re­bai­xamento – é a defi­­ciên­­cia nesses quesitos básicos. Na maioria das vezes, o Cori­­tiba tem um volume de fi­­nalizações maior do que o adversário, mas erra mais o gol e é muito irregular no toque de bola.

O Coxa chega ao fim da 22.ª rodada do Brasileirão com a marca negativa de ser o 4.º pior time passador da competição, de acordo com o site Glo­­bo.com. Só perde para Bota­­fogo, Fluminense e Santos. Já na pontaria, a equipe supera os goleiros quase pelo cansaço: precisa chutar 7,6 vezes para colocar a bola na rede.

"Antes da parte tática, temos primeiro que fazer alguns trabalhos especiais", analisou Ney Franco "Quando chegamos, a equipe do Cori­­tiba era uma das que mais errava passes. Tam­­bém estava finalizando muito mal. Em­­bora já tenha melhorado um pouco, a gente está querendo corrigir isso aí um pouco mais."

A união da incapacidade de marcar gols e entregar a bola ao companheiro aconteceu no Atletiba, na 12.ª rodada do Nacional. Naquele clássico o time do Alto da Glória errou 53 passes e chutou 11 vezes ao arco do rival sem conseguir marcar um gol.

Com a chegada de Ney Fran­co, no entanto, a deficiência diminuiu. Nos dois quesitos, a partida mais eficiente do Alvi­­verde foi contra o Flu­­mi­­nense, na estreia do treinador: apenas 18 passes errados, 7 chutes à meta tricolor e 3 gols. Nas quatro rodadas em que dirigiu o time na competição, as médias de Ney também são melhores: 30,25 passes errados contra 36,5; 5,8 chutes por um gol contra 7,6 de média das 22 partidas da equipe até aqui. Os números ainda justificam a atenção nos fundamentos.

"Preferimos começar com trabalhos de campo reduzido, cobrando dois toques, movimentação e marcação", diz o técnico que só pensará no Goiás a partir de hoje. "Na quinta-feira (hoje) e sexta-feira, a gente faz trabalho mais tático em cima das observações que temos do adversário. E ainda teremos sá­­bado pela manhã, já em Goiâ­­nia, se precisar algo especial."

* * * * *

Coritiba 100 anos

Faltam 39 dias - 3 de setembro

... Em 1922, estreia o centroavante Arthur Gomes Vidal. Arthurzinho, também conhecido como "Rei do pênalti", defendeu o clube de 1916 a 1922.

... Em 1972, ao empatar o Atletiba sem abertura de contagem, o Coritiba sagrou-se bicampeão paranaense, pois havia vencido o clássico anterior por 1 a 0, com gol de Krüger. Para a partida decisiva, o time do técnico Lanzoninho entrou em campo com Jairo; Hermes, Pescuma, Cláudio e Nilo; Fito e Dreyer; Leocádio, Hélio Pires, Zé Roberto e Krüger.

... Em 1986, com gol do centroavante Anselmo, o Coritiba vence o Internacional, por 1 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Se você tem objetos, vídeo, áudio, fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 9957-8672. Os "Helênicos" se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]