• Carregando...
GPS no braço do atacante Giva no jogo-treino do Coxa com o Red Bull: sistema serve para avaliar a movimentação dos jogadores em campo | Hugo Harada / Gazeta do Povo
GPS no braço do atacante Giva no jogo-treino do Coxa com o Red Bull: sistema serve para avaliar a movimentação dos jogadores em campo| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Um equipamento laranja carregado pelos jogadores no braço chama a atenção de quem observa as atividades do Coritiba em Atibaia (SP), onde o time faz a pré-temporada. O aparelho GPS, sistema de posicionamento por satélite, porém, já é um velho aliado tecnológico da preparação do Alviverde.

"É um trabalho desenvolvido desde 2011 no Coritiba. Utilizamos esse equipamento para medir a distância que os atletas percorrem tanto em treinamento como em jogo para ter não só a distância percorrida, mas o número de ações que ele faz em alta intensidade e em baixa intensidade", explica o preparador físico do Coxa, Glydiston Ananias. "A ideia é adequar os treinos para aquilo que ele faz durante o jogo", justifica.

Com o apoio digital, por exemplo, sabe-se que os jogadores têm corrido em média 8 km por jogo. O calor muito forte e o tempo reduzido do trabalho (jogo-treino), como na terça, contra o Red Bull, reduzem esse desempenho para 6,5 km a 7 km. Ananias só não revela quem é o campeão de rendimento da turma.

A comissão técnica tem testado ainda o frequencímetro – que fornece informações do comportamento cardíaco e do metabolismo dos jogadores no dia seguinte a uma carga de treinos. Com os dados, os treinos são direcionados para cada jogador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]