• Carregando...
 | /
| Foto: /

O impasse envolvendo os clubes da Série B, a CBF e a Rede Globo – que pode resultar, em último caso, na paralisação do campeonato – tem como principal elemento uma quantia na casa de R$ 8 milhões.

Esse valor, conforme apurou a reportagem, seria repassado pela CBF às equipes em dezembro, como a última parcela dos direitos de TV referentes à atual temporada. O cheque seria de cerca de R$ 444 mil líquidos para cada um, com exceção de Coritiba e Goiás, que recebem cota diferenciada.

MATEMÁTICA Brasileirão: contas para título, Libertadores e rebaixamento

TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão

O problema está na sétima cláusula do contrato de transmissão. Ele prevê que a Globo deixaria de pagar 5% do bolo total (1/20 avos), caso uma equipe não assinasse o termo de adesão. Foi o caso do Coxa, que não entrou no contrato coletivo proposto pela emissora de 2018 até 2022.

O Alviverde alegou, em nota oficial, que o prazo contratual de cinco anos impediria outra negociação com a Globo no período. Por isso, “como tentativa de solução”, assinou em 20 de setembro um termo somente para este ano. O documento, contudo, não foi aceito pela emissora para viabilizar o repasse à CBF e aos clubes.

Grande parte dos clubes da Segundona não tinha ciência de tal cláusula (que nunca foi aplicada anteriormente) e culpou a CBF por não avisa-los antes – a comunicação aconteceu somente após o desfecho com o Coritiba.

A discussão ganhou amplitude em reunião recente na CBF. Há clubes alinhados e dispostos a brigar pela quantia, mas outros não têm intenção de que o campeonato seja interrompido. Uma das soluções apresentadas seria aplicar o desconto na próxima temporada.

“A ideia é dar um prazo para a CBF se manifestar. Aí sim, tomar uma medida drástica [como a paralisação]. Mas não acredito que chegue nisso. Alguém vai ter que resolver esse problema. Já pensou os 18 clubes ficarem sem essa parcela bem no pior mês do ano, quando têm as principais despesas, como rescisão de contratos e tudo mais? Alguém vai ter que resolver”, reclamou um dirigente, que preferiu não se identificar.

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]