• Carregando...
Como o Coritiba chega aos 110 anos? Coxas ilustres e especialistas analisam o clube; ouça!
Couto Pereira, estádio do Coritiba, com tempo fechado.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Coritiba completa 110 anos de fundação neste sábado (12) enquanto vive um dos momentos mais delicados de sua história. Na data, o Coxa enfrenta o Criciúma, pela Série B, no Couto Pereira, às 16h30.

Há duas temporadas na Série B, com uma situação financeira precária e dificuldade para retornar à elite em 2020, o clube contrasta a realidade com a tradição de quem já foi campeão nacional (1985) e domina o cenário estadual com 38 títulos. Atualmente, o Coxa é comandado pelo presidente Samir Namur, eleito ao final de 2017. O próximo pleito ocorrerá ao em dezembro de 2020.

Perguntamos a ex-jogadores, ex-dirigentes e jornalistas especializados em negócios do futebol como eles enxergam o passado, presente e o futuro do Coxa. Todos os entrevistados, sem exceção, demonstraram preocupação com o que vem pela frente, especialmente por causa do aumento da dívida alviverde e a perda exponencial de receitas.

Ouça os depoimentos!

Vilson Ribeiro de Andrade
Vilson Ribeiro de Andrade | Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Vilson Ribeiro de Andrade (presidente 2010-2014)

"É um clube de uma grande torcida. Tem hoje uma dívida compatível com seu patrimônio, é um patrimônio extremamente importante e, diga-se, construído com o esforço de cada coritibano. Então o que nós precisamos é uma união do clube. Eu nunca vi um clube de tanta política, muita conversa e ação zero. Ninguém ajuda e ninguém trabalha". Ouça o depoimento completo abaixo:

Capitão Hidalgo
Capitão Hidalgo| Reprodução/Youtube

Capitão Hidalgo (volante 1970-1975)

"O Coritiba teve em alguns personagens a vontade de estar no clube, a vontade de dirigir o clube. Mas também não dava o direito de sentar à mesa e depois ver o problema de consequência. Isso veio atrás, veio com o Jair Cirino, depois o Vilson, entregou para o Bacellar e agora com o Samir. O Samir paga todos os preços porque pegou uma carga forte e uma corda bem esticada". Ouça o depoimento completo abaixo:

Cléber Arado
Cléber Arado

Cléber Arado (atacante 1997 e 1998-2000)

"O Coritiba do presente é um time que deixa muito a desejar, principalmente na sua parte diretiva. Errou-se muito, os últimos comandantes que passaram pelo Coritiba, as pessoas que montaram os elencos. E fizeram com que o clube nesses últimos anos vivesse um tempo negro, alguns momentos difíceis, principalmente para o torcedor". Ouça o depoimento completo abaixo:

Erich Beting
Erich Beting| Reprodução

Erich Beting (jornalista)

"O Coritiba está chegando agora a 110 anos com a necessidade de se reinventar e olhar claramente o que ele quer ser no futuro. O clube hoje está começando a ficar defasado em relação ao seu maior concorrente local, que é o Athletico, e precisa encontrar maneiras de diminuir essa distância. E claramente o próprio exemplo do Athletico serve pra inspirar o Coritiba a fazer essa mudança". Ouça o depoimento completo abaixo:

Rodrigo Capelo
Rodrigo Capelo| Fernando Rudnick

Rodrigo Capelo (jornalista)

"O Coritiba, infelizmente, está num ponto da fila bastante incômodo. É um clube que a gente percebe que tem bastante dificuldade até de chegar à Primeira Divisão. E isso acontece justamente no momento em que seu grande rival local tem conseguido fazer isso. E isso também tem um peso grande, um impacto negativo para o Coritiba". Ouça o depoimento completo abaixo:

Alceni Guerra
Alceni Guerra| Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Alceni Guerra (vice-presidente 2015-2017)

"Feita essa ressalva da grandeza do Coritiba, eu acho que temos um problema muito sério hoje em dia. Estamos muito apegados à nossa tradição, ao nosso patrimônio, à nossa história do passado e deixamos de fazer investimentos que outros fizeram". Ouça o depoimento completo abaixo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]