• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Coritiba está há sete jogos sem vencer no Brasileiro. Ao lado do São Paulo, é o time em maior jejum no campeonato. A crise técnica ficou escancarada na derrota em casa por 3 a 0 para o Sport, na última segunda-feira (10).

Agora, o Coxa tenta pôr um fim na sequência negativa diante do Avaí, nesta quinta-feira (13), às 21 horas, na Ressacada, em Florianópolis (veja a ficha técnica do jogo). Entre acertos e erros, veja cinco pontos que ajudam a explicar o mau momento coxa-branca no Brasileirão.

Supervalorização do elenco

“Nosso elenco é farto de craques” , declarou o presidente Rogério Bacellar logo após o título do Paranaense. O cartola também comparou o plantel coxa-branca com o de Corinthians e Flamengo, líder e vice-líder do Brasileirão. As afirmações estão fora da realidade. O Coxa perde muita força com a ausência de atletas por lesão, suspensão e outras condições normais em um campeonato de pontos corridos. O próprio técnico Pachequinho admitiu não ter opções quando perdeu Tiago Real e Matheus Galdezani por lesão no revés para o Sport.

Keirrison perdoa dívida e está de volta ao Coritiba

Leia a matéria completa

Otimismo exagerado

“O objetivo é ser campeão” , prometeu o diretor de futebol Ernesto Pedroso depois de quatro vitórias nas cinco primeiras rodadas do Nacional. A empolgação precipitada trouxe mais pressão ao elenco, que já era visto como um dos melhores do país pelo presidente. Agora as cobranças da torcida chegam de forma proporcional ao otimismo ostentado pelo clube.

Suspensão de Kléber

Quando Kléber perdeu a cabeça, cuspiu e agrediu o volante Edson do Bahia, na sétima rodada, o Alto da Glória passava por tempos de calmaria. Mas, por suspensão, o atacante já ficou fora em três dos sete jogos que o time não venceu. Na quinta-feira (13), o Gladiador será julgado em definitivo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com grandes chances de pegar um novo gancho e desfalcar o Coxa no pior momento da temporada.

Instabilidade emocional

Manutenção do padrão de jogo, sequência difícil e detalhes eram as justificativas de Pachequinho e jogadores para a sequência sem vitórias. Mas, mesmo quando se joga bem e não vence, o jejum pesa. Na derrota para o Sport, o que se viu foi o descontrole emocional generalizado. Anderson reclamou da substituição, Walisson Maia fez gol contra, Alecsandro desabafou nos microfones, William Matheus chutou o adversário e foi expulso. Resultado: 3 a 0 para o rival e pedidos da torcida para a demissão de Pachequinho.

Fantasma do rebaixamento

As cinco últimas edições do Brasileiro ainda assombram o Coritiba . A torcida mal se lembra de como é disputar a competição nacional sem sofrer na luta contra a zona do rebaixamento. É mais um fator que pressiona o elenco. Com a crise que se instalou rapidamente no Alto da Glória, os coxas-brancas já demonstram preocupação em ver o filme se repetir.

Ficha técnica

Avaí: Douglas; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Wellington Simião, Judson, Pedro Castro e Juan; Júnior Dutra e Romulo. Técnico: Claudinei Oliveira.

Coritiba: Wilson; Rodrigo Ramos, Walisson Maia, Márcio e Thiago Carleto; Jonas, Matheus Galdezani e Anderson; Rildo, Kleber e Henrique Almeida. Técnico: Pachequinho.

Árbitro: Raphael Claus (SP-FIFA).

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Vitor Carmona Metestaine (SP).

TV: Premiere e SporTV.

Fique de olho

Albari Rosa/gazeta do povo

Kleber

Atuando sob efeito suspensivo, o atacante é peça-chave para o Coxa sair da má fase. No entanto, ele terá de acalmar os ânimos. O Gladiador e o árbitro Raphael Claus possuem rusgas do passado e o próprio coxa-branca já admitiu esta situação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]