• Carregando...
Derrota em Chapecó rebaixou o Coritiba. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Derrota em Chapecó rebaixou o Coritiba.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Coritiba foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.

Após perder por 2 a 1 para a Chapecoense na tarde deste domingo (3), na Arena Condá, o clube fechou o campeonato na 17.ª posição, com 43 pontos -- e saldo de gols pior do que o Vitória, último time que permaneceu na elite. Assim, voltará a disputar a Segunda Divisão, fato que não acontecia desde 2009.

Leia também

>> Petraglia tripudia Coritiba após a queda: ‘Aqui se faz, aqui se paga’

>> Após rebaixamento, presidente do Coritiba divulga carta à torcida e pede desculpas

>> Marcelo Oliveira chora queda do Coritiba, cutuca diretoria e se coloca à disposição para Série B

O desfecho foi dramático para o Coxa, que dependia de si para se salvar, mas viu a queda ser selada apenas no último minuto.

Enquanto empatava por 1 a 1 com a Chape, o Alviverde já sabia que teria de vencer a partida para escapar. Porém, o imponderável apareceu no jogo entre Vitória e Flamengo. Os baianos, que estavam vencendo por 1 a 0, viram o rival empatar na etapa final, além de cometerem um pênalti nos acréscimos.

TABELA: Confira como ficou a classificação da Série A

Se tivesse segurado o placar, portanto, o Coritiba permaneceria na elite porque faria um ponto a mais do que o Leão. Mas quase que simultaneamente ao gol da virada do Rubro-Negro carioca em Salvador, o atacante Túlio de Mello marcou para os catarinenses e acabou com qualquer esperança do Coxa.

Além do representante paranaense, Avaí, Atlético-GO e Ponte Preta também foram rebaixados.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O jogo

O rebaixamento, contudo, não parecia assustar o time comandado por Marcelo Oliveira no início do jogo. Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, o atacante Kléber Gladiador acertou um balaço de fora da área e mandou na gaveta. Explosão nas arquibancadas da torcida coxa-branca que viajou a Chapecó. O resultado salvava o time independentemente de qualquer resultado.

Leia também: Após rebaixamento, presidente do Coritiba divulga carta à torcida e pede desculpas

Sonhando com uma vaga para a Libertadores, entretanto, a Chape passou a pressionar. E contou com a sorte. Aos 37’, o volante Elicarlos tentou cruzamento da direita e acabou mandando direto para a meta do goleiro Wilson que, surpreendido com o lance inusitado, não evitou o gol.

MEMÓRIA FC: Coxa foi um desastre

Após o intervalo, o empate ainda garantia o Coxa na elite. Isto porque o Sport empatava em casa contra os reservas do Corinthians. Com o gol dos pernambucanos, entretanto, o cenário mudou. Ciente disso, Oliveira chamou Keirrison, que substituiu Rildo, aos 26’ da etapa final. Era a última cartada alviverde, que já tinha lançado Anderson e Iago Dias no duelo.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Arena Condá ficou eletrizante. De um lado, os donos da casa empurravam com todas as forças a Chape rumo à Liberta. De outro, os coxas-brancas não pararam um minuto de impulsionar, em meio à aflição e agonia da iminente degola.

Mas só dava Chape. Aos 49’ da etapa final, o atacante Túlio de Melo aproveitou sobra na grande área para virar o placar e assinalar o gol que derrubou o Coritiba.

Após o apito final, restou a tristeza alviverde e alegria da Chapecoense, que terminou em 8.º lugar, com vaga na Libertadores.

Craque

Elicarlos

O volante não fez jogo primoroso. Entretanto, contou com a sorte para encobrir Wilson após um cruzamento mal-sucedido e empatar o jogo

Bonde

Daniel

O meia que pouco jogou esta temporada sentiu demais a falta de ritmo de jogo, esteve apagado durante o primeiro tempo e acabou substituído ainda no intervalo.

Guerreiro

Jonas

O volante foi novamente o cão de guarda do Coxa. Marcou incansavelmente, mas não conseguiu evitar a meta alviverde de ser vazada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]