• Carregando...
Como Paraná e Coritiba podem ganhar, e perder, o clássico Paratiba; veja a análise
| Foto: Montagem com arquivo Gazeta do Povo

Paraná x Coritiba se enfrentam no próximo sábado (5), às 16h30, na Vila Capanema, pela 26.ª rodada da Série B 2019. O Coxa abre a rodada na 5.ª posição, com 37 pontos, mas com um jogo a menos que os demais por causa da partida adiada contra o Cuiabá. Já o Tricolor é o 11.º, com 35 pontos.

O embate entre os técnicos Matheus Costa, do Tricolor, e Jorginho, do Alviverde, promete: o time coxa-branca tem o terceiro melhor ataque da disputa, com 31 gols; os paranistas, por sua vez, têm a terceira melhor defesa do certame, com somente 22 gols sofridos.

Em um clássico crucial para as pretensões dos rivais em busca do acesso, confira por onde pode passar o caminho desta valiosa vitória, conforme dados do Footstats.

Paraná

Caminho do gol

Os caminhos ofensivos do Paraná passam pelos laterais Guilherme Santos e Éder Sciola. Pra começar, o Tricolor é o 6.º time que mais faz cruzamentos na Série B, com média de 22,5 por partida e 22,9% de acertos.

Muitas vezes criticado pela falta de técnica, Sciola é o 3.º atleta com mais assistências para gol na disputa: já são cinco passes para gols. Santos, por sua vez, é o 3.º jogador com melhor média de passes certos (89,1%) e o 4.º jogador que mais fica com a bola nos pés na disputa.

Guilherme Santos e Éder Sciola são importantes para o ataque do Paraná
Guilherme Santos e Éder Sciola são importantes para o ataque do Paraná

Estilo de jogo

O Paraná é o líder em rebatidas na Série B. Ou seja, quando o adversário chega, a zaga paranista não hesita em dar chutão. Não é para menos, o time comandado pelo técnico Matheus Costa é o sexto time que mais perde a posse de bola durante as partidas.

Em média, isto acontece 33 vezes por jogo. O goleiro Thiago Rodrigues é o quinto mais exigido da competição, enquanto o zagueiro Rodolfo é o líder de chutões na disputa.

Rodolfo é o líder em rebatidas em toda a Série B. Crédito: Albari Rosa
Rodolfo é o líder em rebatidas em toda a Série B. Crédito: Albari Rosa| Gazeta do Povo

Aposta

Quando não constrói com seus laterais, o Paraná depende das jogadas de desequilíbrio do atacante Bruno Rodrigues. O atleta atua pelos lados do campo e tem a segunda melhor média de dribles certos da Série B (2,2 por jogo, com acerto de 75,6%).

Ao mesmo tempo, é o terceiro jogador que mais perde a bola na competição (média de 7,8 vezes). Todos os gols do Paraná, por sua vez, saíram de dentro da área adversária. O artilheiro Jenison, com seis bolas na rede, não foge à regra.

Bruno Rodrigues costuma partir para o drible nesta Série B.  Crédito: Albari Rosa / Gazeta do Povo
Bruno Rodrigues costuma partir para o drible nesta Série B. Crédito: Albari Rosa / Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Coritiba

Time construtor

3.º melhor ataque, o Coxa guarda resquícios do trabalho do treinador Umberto Louzer, demitido antes da 25.ª rodada e substituído por Jorginho. O Coxa é o time que menos faz lançamentos longos (31,4 por jogo) e o que mais troca passes (378 por jogo, média de 89,2% de acertos).

Também é a equipe com melhor média de posse de bola (52%). Por outro lado, o Coxa é o time que menos consegue virar jogadas na Série B, fator importante para desequilibrar as defesas adversárias. Resta saber como será a nova postura da equipe com Jorginho.

Jorginho promete introduzir seu estilo de jogo no Coritiba. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Jorginho promete introduzir seu estilo de jogo no Coritiba. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Diferenciado

Rodrigão pode viver um jejum de cinco partidas sem marcar. No entanto, o camisa 9 do Coxa sobra na Série B. Ele é o 7.º em assistências na disputa, com cinco que resultaram em gols, além de ser o quinto atleta que mais finaliza (média de 2,6 por partida).

A tarefa do centroavante vai além: com os adversários preocupados com seu poder de jogo, abre espaço para atacantes de lado, como o ex-paranista Robson, que já soma quatro gols, aproveitarem os espaços.

Apesar do jejum, Rodrigão ainda sobra na Série B. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Apesar do jejum, Rodrigão ainda sobra na Série B. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Cão de guarda e fator surpresa

Além de Rodrigão, o Coxa conta com uma dupla forte no meio de campo: o volante Matheus Sales e o meia Juan Alano. Sales é o famoso cão de guarda: líder da equipe em desarmes, com média de 3,1 por jogo e aproveitamento de 87,3%.

Já Alano é o fator surpresa: além de ser o alviverde com mais dribles (19 certos na Série B), é também o único atleta tanto de Coritiba, como Paraná, que marcou de fora da área: já são três gols de média ou longa distância, fator que pode pesar em um clássico equilibrado.

Matheus Sales e Juan Alano são peças-chave no meio de cmapo do Coritiba
Matheus Sales e Juan Alano são peças-chave no meio de cmapo do Coritiba

Próximos jogos do Coritiba

  • Paraná x Coritiba - 05/10, às 16h30
  • Coritiba x Guarani - 08/10, às 19h15
  • Coritiba x Criciúma - 12/10, às 16h30
  • São Bento x Coritiba - 15/10, às 21h30

Próximos jogos do Paraná

  • Paraná x Coritiba - 05/10, às 16h30
  • Operário x Paraná - 08/10, às 19h15
  • Bragantino x Paraná - 12/10, às 16h30
  • Paraná x Brasil de Pelotas - 15/10, às 19h15
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]