• Carregando...
Torcedores do Coritiba festejam o aceso à Série A no Barradão.
Torcedores do Coritiba festejam o aceso à Série A no Barradão.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo, enviado especial

O Coritiba selou o acesso para a Série A de 2020 diante do Vitória, neste sábado (30), no Barradão, após campanha irregular no segundo escalão nacional.

Comparado com os dois últimos elencos do Coxa que subiram de divisão, em 2007 e 2010, o atual time, primeiramente comandado por Umberto Louzer e, na sequência, por Jorginho, teve a pior campanha de acesso - nas duas vezes anteriores, o clube subiu com o título da disputa.

Nas 38 rodadas disputadas na Série B, o Coritiba somou 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas, aproveitamento de 58%.

2010

O acesso naquele ano veio com três rodadas de antecedência. Em 9 de novembro de 2010, o Coxa bateu o Duque de Caxias por 3 a 2, em São Januário, e voltou à primeira divisão. O triunfo foi sofrido. Após abrir 2 a 0, o Coritiba sofreu o empate aos 41 do segundo tempo. Seis minutos depois, aos 47, Marcos Aurélio fez o gol da vitória e do acesso.

Naquela edição, o Coxa liderou a Série B em 25 das suas 38 rodadas, dominando a disputa. No final, terminou com 71 pontos e aproveitamento total de 62,3%, tendo sido o melhor mandante (73,7%) e segundo melhor visitante (50,9%).

Time no jogo do acesso

Coxa celebra o título da Série B 2010 em São Januário. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Coxa celebra o título da Série B 2010 em São Januário. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Coxa venceu o Duque de Caxias com Edson Bastos; Ângelo, Jeci, Cleiton e Lucas Mendes; Léo Gago, Leandro Donizete, Enrico e Rafinha; Marcos Aurélio e Leonardo. O técnico era Ney Franco.

Durante o jogo, entraram ainda o atacante Dudu, atualmente no Palmeiras, além dos volantes William Farias e Tcheco. Ao gols foram de Léo Gago, Enrico e Marcos Aurélio.

2007

Já em 2007, o acesso veio com quatro rodadas de antecedência. Ao empatar com o Vitória por 2 a 2, no Couto Pereira, dia 3 de novembro daquele ano, o Coxa garantiu a volta à elite em 2008. O título viria apenas na rodada final, com a vitória por 3 a 2 de virada sobre o Santa Cruz, em jogo que ficou conhecido como “Batalha do Arruda”.

Naquela edição, o Coxa assumiu a ponta da disputa na 24.ª rodada e ali permaneceu até o final. No total, terminou a disputa com 69 pontos 60,5% de aproveitamento, sendo o segundo melhor mandante (82,5%) e o terceiro melhor visitante (38,6%).

Time do jogo do acesso

Henrique Dias comemora o gol do título do Coritiba sobre o Santa Cruz em 2007. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Henrique Dias comemora o gol do título do Coritiba sobre o Santa Cruz em 2007. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Coxa venceu o Santa Cruz com Edson Bastos; Ivo, Henrique, Jéci e Fabinho; Careca, Túlio, Pedro Ken e Ricardinho; Keirrison e Gustavo. O técnico era Renê Simões. Durante a partida, Edmílson, Caíco e Henrique Dias entraram.

Os gols do Coxa foram anotados por Henrique, Keirrison e Henrique Dias, estes dois últimos nos instantes finais. O Coxa virou a partida com dois jogadores expulsos: Jeci e Túlio. Pelo lado do Santa Cruz, Nildo também levou vermelho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]