• Carregando...
Torcedores do Coritiba não poderão ir ao Atletiba caracterizados. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Torcedores do Coritiba não poderão ir ao Atletiba caracterizados.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Coritiba não mediu palavras e disparou forte contra o Athletico e o T ribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) após a decisão que manteve o Atletiba desta quarta-feira (30), às 21h30, na Arena da Baixada, no esquema de ‘torcida humana – leia a nota completa aqui. O jogo vale pela quarta rodada do primeiro turno do Paranaense 2019.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

O modelo, implantado pelo Furacão com o aval do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), não prevê setor exclusivo para os torcedores visitantes e também impede caracterização dos mesmos. Os coxas-brancas que quiserem assistir ao clássico in loco terão de comprar ingressos entre os fãs rivais.

“No Atle-Tiba de hoje, misturando as torcidas e coagindo centenas de Coxas-Brancas, descaracterizados, é praticamente certo um alto número de atos de violência. O sangue estará nas mãos do CAP e do TJD-PR”, avisou o Alviverde, em nota oficial.

O texto continua com mais críticas ao Rubro-Negro, que, na visão do Alviverde, se considera “acima de todos (Federação, Tribunal e clubes) e rasga o regulamento criando regras artificiais, típicas de regimes autoritários”. Praticamente uma declaração de guerra entre as diretorias.

“Este Conselho Administrativo adotou posição intransigente de defesa dos interesses e direitos do torcedor Coxa-Branca, especialmente o de ter todas as garantias e liberdade para acompanhar o seu clube onde quer que seja. E assim será nos próximos dois anos, pois vamos às últimas instâncias e consequências para defender o nosso torcedor”.

LEIA TAMBEM:

>> Se o Atletiba fosse “humano”, já estaria morto pela cartolagem

>> Atletiba, a farsa da “torcida humana” e o Athletico no mundo da fantasia

A nota do Coritiba também criticou a decisão do TJD-PR, que, segundo o clube, ignorou a liminar que obrigava o Athletico a vender ingressos em local próprio para a torcida visitante, além de garantir o uso das cores e dos uniformes em um local exclusivo no estádio.

“A desmoralização do TJD é causa direta da perda de credibilidade do campeonato, pois estimula todos os clubes a descumprirem as suas decisões. A partir de agora, disputa-se um campeonato sem justiça desportiva”.

Procuradoria do TJD-PR também critica decisão

Em nota, a procuradoria do TJD-PR também criticou a decisão do presidente do próprio órgão, Adelson Batista.

Na noite de segunda-feira (28), antevéspera do Atletiba, ele havia feito despacho determinando que o Athletico reservasse local separado à torcida do Coxa na Arena, além de assegurar o direito de os torcedores usarem as cores e uniformes do Alviverde.

Como a diretoria do Furacão não cumpriu a decisão liminar, a procuradoria requereu que o presidente Luiz Sallim Emed fosse intimado para o cumprimento da mesma – ou que, em caso de novo descumprimento, a partida fosse realizada com portões fechados.

O Athletico voltou a desrespeitar a liminar, mas o pedido de clássico sem torcida acabou, de todo modo, indeferido nesta quarta-feira.

“Em que pese a Procuradoria respeite o entendimento do TJD-PR, não concorda com tal decisão, uma vez que o notório o descumprimento da liminar pelo CAP, mantendo-se a “Torcida Única”, fere os direitos regulamentares e culmina em relevante incerteza com relação à segurança da partida”, diz a nota oficial, que ressalta que as providências cabíveis serão feitas através de denúncias pelo tribunal.

***

Notícias do Coritiba

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Coxa Doido. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]