• Carregando...
Nova camisa do Coritiba  com o brasão em homenagem a  FEB. | Divulgação/Coritiba
Nova camisa do Coritiba com o brasão em homenagem a FEB.| Foto: Divulgação/Coritiba

O Coritiba lançará a sua terceira camisa, intitulada “Alma Guerreira”, na próxima sexta-feira (4), às 19h30, como uma homenagem ao Exército e a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que representou o Brasil na 2º Guerra Mundial.

Torcedor coxa, você reconhece os jogadores do seu time? Faça o teste!

Leia a matéria completa

Um brasão com o símbolo da FEB, a cobra fumando, poderá ser bordado na camisa por R$ 25, com a metade deste valor sendo direcionado para a Legião Paranaense do Expedicionário, a associação de ex-combatentes. A camisa custará R$ 247.

TABELA: Veja a classificação e os jogos do Brasileirão

Mas o que poucos sabem é que a relação do Coxa com as Forças Armadas é antiga e com vários capítulos. Um texto divulgado recentemente pelo próprio Exército lembra que em 1929 o clube criou dentro das suas dependências a Escola Militar nº 321.

Fase difícil? Solução para o Coritiba pode estar na base, veja cinco promessas

Entre os alunos na década de 40 estavam jogadores do Alviverde, como Florisval Lançoni Neno, o “Jeep”, e Altevir João Stella, o “Bazuca” (foto). Os dois chegaram a serem convocados para compor a FEB e lutar em Nápoles, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Na inauguração do estádio Belfort Duarte, em 1942, representantes do alto escalação do Exército estavam presentes. A afinidade entre as duas entidades era tão grande na época que o presidente do Coxa, Antônio Couto Pereira, recebeu o título de Major, o que explica o nome do estádio coxa-branca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]