• Carregando...
Após episódio, torcida abraçou o Coritiba, clube se reergueu e time foi destaque nacional
| Foto: Gazeta do Povo

O episódio de violência que marcou o rebaixamento do Coritiba em 2009 foi o estopim para uma reforma que recolocou o clube entre os principais do Brasil. De volta à Série A em 2010, como campeão da B, o Coxa fez campanhas memoráveis nos anos seguintes.

Para recuperar o Couto Pereira da destruição do domingo, dia 6 de dezembro, o clube arcou com uma recuperação que ultrapassou os R$ 500 mil à época (veja matéria). Processo desencadeado por um abraço simbólico ao estádio (veja matéria).

O Coxa acabou também punido duramente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Numa primeira decisão, perdeu 30 mandos de campo. Mais tarde, a punição caiu para 10. De qualquer forma, a equipe teve de deixar o Couto e Curitiba e atuar em Joinville (foto abaixo).

Arquivo Gazeta do Povo
Arquivo Gazeta do Povo| GAZETA

Em campo, assim como com a torcida, o Coxa se reergueu rapidamente. Capitaneado por Vilson Ribeiro de Andrade (leia entrevista), o Alviverde foi campeão estadual em 2010 (veja matéria) e campeão da Série B (foto abaixo), título que veio acompanhado do acesso para a elite em 2011.

 Arquivo Gazeta do Povo
Arquivo Gazeta do Povo | GAZETA

O melhor, entretanto, estava por vir. Em 2011, o Coxa conquistou o recorde mundial de vitórias seguidas, com 24 triunfos no primeiro semestre da temporada. Chegou ainda até a decisão da Copa do Brasil, quando acabou batido pelo Vasco. Finalíssima nacional que se repetiu em 2012, no entanto, também com o vice-campeonato, desta feita para o Palmeiras.

Recuperação fora e dentro de campo que mostra uma história de redenção, após um trauma na trajetória do mais tradicional clube do estado do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]