• Carregando...
Wilson foi embora. Qual o “tamanho” do goleiro na história do Coxa? Especialistas respondem
| Foto: Arquivo GRPCOM

Com a saída de Wilson, o Coritiba perde um ídolo da torcida. Com contrato até o final de 2020, o experiente goleiro de 35 anos foi emprestado ao Atlético-MG até o término da temporada. O arqueiro perdeu espaço no time titular para Alex Muralha e, segundo o presidente Samir Namur, pediu para deixar o Coxa.

Que falta fará o agora ex-capitão e em qual patamar dos grandes goleiros da história do clube está o camisa 84? Leia as opiniões e vote na enquete abaixo!

No clube desde junho de 2015, Wilson é o quarto goleiro que mais atuou pelo Coxa com 201 jogos. Ele fica atrás de Hamilton (233 jogos), Vanderlei (301 jogos) e Jairo (410). No currículo, conquistou o título estadual de 2017.

O colunista e comentarista da Gazeta do Povo, Carneiro Neto, com mais de 50 anos de experiência na crônica esportiva, coloca Wilson no patamar dos maiores da história do Coxa. “O Muralha está bem, mas o Wilson é superior tecnicamente. Ele entra no grupo dos maiores goleiros, assim como Jairo, Manga, Fernando Prass, Gilberto, Célio, Vanderlei e tantos outros. Mas, para mim, o maior de todos foi o Rafael Cammarota”, opina Carneiro Neto.

O herói Rafael em ação pelo Coxa. Arquivo GRPCOM
O herói Rafael em ação pelo Coxa. Arquivo GRPCOM

Herói do título brasileiro em 1985, e com 175 jogos pelo Coxa, Rafael Cammarota acredita que Wilson errou ao ir para o Galo.

“Ele vai encontrar um goleiro com muita história lá que é o Victor. E outros goleiros bons para disputar posição. Em 2015, eu fui responsável, através do Ernesto Pedroso, de ter indicado a contratação do Wilson. Mas para ele me alcançar, precisa ganhar o Brasileiro”, analisa, com irreverência, o ex-jogador.

Para Guilherme Straube, historiador do Helênicos, grupo especializado na história do Coritiba, Wilson foi o principal ídolo da década do clube. Ele supera o atacante Kléber Gladiador e o meia-atacante Rafinha, este último que retornou ao Alviverde para encerrar a carreira.

“Desde o Rafael, nenhum goleiro contou com idolatria neste nível. Meus amigos atleticanos, quando o Weverton jogava no Athletico, preferiam o Wilson. Isso mostra sua dimensão”, conta Straube.

Por fim, o jornalista Guilherme Mattar, que escreveu "Jairo – A Muralha Negra do clube coxa-branca" , a biografia do ex-goleiro, falecido em fevereiro deste ano, lamenta a saída de Wilson.

“Coloco Wilson como um dos grandes ídolos dos últimos 20 anos do Coritiba. Só o Jairo e o Rafael estão à frente entre os goleiros. O Wilson não tem grandes títulos, mas ele uma ligação muito forte com a torcida”, finaliza Mattar.

Jairo, lenda coxa-branca. Arquivo GRPCOM
Jairo, lenda coxa-branca. Arquivo GRPCOM

Agora é a sua vez de escolher! Vote

Próximos jogos do Coritiba

  • Coritiba x Atlético-GO - 8/9, às 11h
  • Londrina x Coritiba - 14/9, às 11h
  • Coritiba x CRB - 21/9, às 19h
  • Cuiabá x Coritiba - 24/9, às 21h30
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]