• Carregando...
O pai do craque Neymar disputou duas partidas pelo Coritiba em uma breve passagem pelo Alto da Glória nos anos 90. | Nelson Almeida/AFP
O pai do craque Neymar disputou duas partidas pelo Coritiba em uma breve passagem pelo Alto da Glória nos anos 90.| Foto: Nelson Almeida/AFP

Pai do principal nome do Brasil na Copa do Mundo, o empresário Neymar da Silva Santos já jogou no Coritiba nos tempos de atleta. Mas a passagem pelo Alto da Glória foi breve e praticamente invisível. No registro dos historiadores do grupo Helênicos constam duas partidas, ambas em setembro de 1991.

De qualquer forma, ter vestido a camisa do Coxa é motivo de orgulho para ele. Em um bate-boca com o jornalista Flavinho Antunes, em 2010, no programa Esporte por Esporte da TV Santa Cecília, Neymar foi questionado pelo comentarista: “jogou aonde?”. De prontidão, retrucou: “Coritiba”.

Poucos são os detalhes da passagem de Neymar pelo Coxa, que ocorreu antes do filho craque nascer. O atacante, na época aos 26 anos, foi contratado pelo Coxa para o Campeonato Paranaense, mas nem o presidente da gestão recorda. “Eu realmente não me lembro. Faz muito tempo. Estranho porque era eu quem contratava. Ele jogou no profissional?”, indaga Jacob Mehl.

Técnico coxa-branca na época, Sergio Ramirez também não se lembra do atacante. “Vi uma matéria que ele mencionou que tinha passado no Coritiba em 91. Mesmo assim não lembrei, fiquei puxando pela minha memória, mas não veio nada. Me lembro de muitos jogadores da época, o Nardeli, que sabia bater falta, Toninho Cajuru, Chicão, Hélcio, mas dele não”, conta o bem-humorado treinador, hoje no Guarani de Palhoça.

Mas teve quem lembrasse de Neymar no Coxa. Robson Gomes, iniciando a carreira de preparador físico, elogiou o futebol do atacante. “Me lembro perfeitamente, mas nunca pude conversar com o ele sobre isso. Apenas com o Neymar, o filho, quando fiz um estágio no Barcelona e ele me contou que quase nasceu em Curitiba. O Neymar pai era tão ou mais atrevido que o filho. Era habilidoso, tinha as mesmas características, claro que não do mesmo nível. Só não me recordo por que ele saiu. O que lembro é que foi para outro estado”, conta Gomes.

Substituto de Pachequinho

Ficha técnica

Apucarana 1 x 0 Coritiba - 8 de setembro de 1991

Time: Luís Henrique; Catani, Pinela, Heraldo e Edgard; Hélcio, Élder (Pedrinho), Nardela e Valdeir; Chicão e Pachequinho (Neymar). Técnico: Ramirez.

Coritiba 1 x 1 Operário - 21 de setembro de 1991

Time: Luís Henrique; Catani (Márcio), Jorjão, Heraldo e Paulo César Martins; Hélcio, Nardela, Toninho Cajuru e Neymar; Paulo César e Chicão. Técnico: Ramirez.

Na primeira partida, no dia 8 de setembro de 1991, Neymar entrou no lugar de Pachequinho, na derrota coxa-branca para o Apucarana. Entretanto, o ídolo alviverde também não se lembra do pai de Neymar. “Eu sabia que ele tinha jogado no Coritiba, mas não o ano exato. Não me lembro nem do jogo. Nessa época passaram muitos jogadores pelo clube”, explica Pachequinho.

O segundo e último jogo de Neymar pelo Coxa foi no Couto Pereira, no empate diante do Operário, em 21 de setembro de 1991. Desta vez, o atacante foi titular, mas o registro do jornal Correio de Notícias mostra que a atuação não impressionou. “De passagem, foram contratados Neymar, cujo destaque maior foi o de sair pela linha de lado com bola e tudo”, relatou o periódico.

No ano seguinte, nasceu o atual camisa 10 da seleção brasileira, em Mogi da Cruzes. Naquela temporada, o pai de Neymar vestiu a camisa do União Mogi, mas sofreu um grave acidente de carro que prejudicou sua carreira. Ele também tem no currículo passagens por equipes menores, como Operário-MT, Catanduvense e Rio Branco de Paranaguá.

Confira o momento em que o pai de Neymar conta ter jogado no Coritiba:

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]