• Carregando...
Juliano Rodrigues, presidente da Império, ao centro, e Rodrigo Pastana, diretor do Coritiba, à direita. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Juliano Rodrigues, presidente da Império, ao centro, e Rodrigo Pastana, diretor do Coritiba, à direita.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Cobrança forte, em tom intimidador, com uma forte dose de pressão por mudança de postura do time e a ‘obrigação’ do retorno à Série A. Assim foi a conversa entre a torcida organizada Império Alviverde e o elenco e diretoria do Coritiba, nessa quinta-feira (28), no CT da Graciosa.

Os bastidores do encontro, que começou como um protesto em frente ao centro de treinamento, invadiram os grupos de WhatsApp pouco tempo depois. Nos vídeos, é possível ver diversos jogadores, inclusive o goleiro e capitão Wilson, e o diretor de futebol Rodrigo Pastana, rodeados por membros da Império.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

Quem fala na maior parte do tempo é o presidente da organizada, Juliano Rodrigues. No entanto, a frase mais ameaçadora veio de outro membro da torcida.

>> TABELA: veja todos os jogos da Série B 2019

“Se nós pegarmos em balada, velho, o bicho vai pegar... se pegar em balada, o chicote vai estralar”, disparou.

“A partir de agora, se as coisas não melhorarem, o pau vai torar”, completou outro integrante.

Visivelmente, a eliminação para a URT, na primeira fase da Copa do Brasil, é o principal motivo de indignação dos torcedores, seguido pela perda do primeiro turno do Paranaense, em casa, nos pênaltis, para o Toledo.

Sobrou até para o Paraná, ex-clube de Pastana. “Aqui é Coritiba, não vem comparar com o Paraná, que é um lixo perto de nós”, menosprezou um organizado.

Veja os vídeos do encontro entre a Império e os jogadores do Coritiba

Confira abaixo os trechos dos vídeos

Juliano Rodrigues, presidente da Império Alviverde

“A gente sabe que o grupo é novo, vocês estão montado o time agora, mas perder da forma que foi ali, ser eliminado pela URT... Os caras estavam comendo a bola, dando a vida deles em campo. Pra nós, a Copa do Brasil ia salvar o ano, o time está f..., não tem dinheiro pra nada, vocês sabem tanto quanto a gente. E como é que faz uma vergonheira daquelas, mano? Tá certo, do outro lado os caras são profissionais também, mas olha o tamanho do Coritiba perto da URT.

Cinco jogos em Curitiba já, o Coritiba não ganhou um jogo em casa, mano. Pô, parece que vocês têm medo de jogar no Couto Pereira. Onde devia ser nossa fortaleza. Antigamente ninguém ganhava do Coritiba no Couto Pereira. Já passamos Campeonato Brasileiro inteiro sem perder no Couto Pereira. Agora não ganha uma partida lá?

Vamos ter personalidade. Contra o Toledo, batendo pênalti daquele jeito. Nunca vi time perder quatro em seis batidas. Mete a mão na consciência, veja o que a torcida está passando. Vocês representam 800 mil torcedores, 1 milhão de torcedores que têm em Curitiba, cara.

Leia também: “Tibaço, tibaço”: conheça o torcedor do Coritiba que virou fenômeno no WhatsApp

Negócio é o seguinte, a gente quer de vocês mudança de postura. Personalidade. Queremos que vocês saibam que o símbolo do Coritiba vale nossas vidas.Tem que subir pra Primeira Divisão nesse ano, não tem como, não dá para o Coritiba ficar dois anos seguidos numa Série B. Isso não passa pela nossa cabeça.

Você é o diretor de futebol [apontando para Rodrigo Pastana], vamos cobrar você. Você está montando o time”

– O Samir deu carta branca pra você, disse outro torcedor.

– Aqui é Coritiba, não vem comparar com o Paraná, que é um lixo perto de nós.

“A Fúria Independente está no bolso da diretoria do Paraná. Nós não dependemos da diretoria do Coritiba em nada, Coritiba não banca nada, a gente vive independente. Lá, eles não protestam porque estão no bolso do clube. Com a gente não tem dessa, nós vamos cobrar.

A cobrança começou agora, esperamos passar um turno inteiro, humilhação contra a URT, não subiu no ano passado, a torcida nos cobrando para ter uma postura mais enérgica. A gente fez diversas reuniões no ano passado [com a diretoria], e tínhamos certeza que o papo não chegava nos jogadores. Agora vamos conversar direto com vocês. Da minha parte para o time, só peço mudança de postura. A gente quer ver raça em campo, quer ver dedicação. Queremos a Série A.

Umberto está chegando agora, treinador novo, não temos nem como te cobrar porque ninguém conhece teu trabalho aqui, entendeu. Quem falar mal é hipócrita, não temos nem o que falar de você. Mas a gente quer time com padrão de jogo, que tenha jogada, não aquele bando de louco, só chutão pra frente, sem jogada. Contra o Toledo a gente já viu alguma coisa, tem que dar os parabéns para o Rodrigão, um cara que chegou e está fazendo a parte dele, fez gol todo jogo. Atacante tem que fazer isso, chegou, vestiu a camisa e está ali. Queremos isso pro resto do time também. Estou nesse time porque mereço, não por que está faltando outro.

A gente espera isso de vocês, comprometimento acima de tudo. Só isso.

Da nossa parte, nunca vai faltar apoio na arquibancada. Vocês podem contar com a gente. Durante os 90 minutos, a Império é uma torcida que não abandona o time. Vamos apoiar, mas também vamos cobrar. Tanto na arquibancada quanto fora, vamos fazer nossa parte como torcida. Nós somos a voz da torcida do Coritiba.

A galera tem que dar o sangue por que não vai ficar desse jeito. Se as coisas não andarem por caminho certo, entendeu? Ninguém vai chegar e ser o melhor do mundo, não tem como, cada um tem sua limitação. Mas vontade, raça, todo mundo tem que ter. Porque é impossível o elenco da URT ser melhor que o nosso, é impossível o elenco do Toledo ser melhor que o nosso”

Resposta de Wilson

“Estou aqui há tempo, me dedicando, e acho que vontade, entrega, lógico que um ou outro às vezes deixa a desejar. Entra numa nhaca, a gente cobra, mas acho que vontade não está faltando. Você já falou que nesse último jogo já foi diferente. Tivemos uma semana da trabalho com o Matheus, já foi um jogo diferente, criamos mais situações. No acaso, no pênaltis, mas isso não é desculpa. Não poderíamos ter levado aos pênaltis. A gente conversou bastante, já cobrou a gente. A gente está se cobrando. Como você falou, queremos um time que vá pra cima, mais organizado, não aquele amontoado.

A diretoria está aí pra isso. Está fazendo mudanças, já falou que vai atrás de jogador para o que precisa, já mudou a comissão. Vamos dar o crédito para o professor, que vocês falaram que não conhecem, mas tenho certeza que vai dar sequência no bom trabalho iniciado nessa semana. E a coisa vai mudar, vai mudar, os resultado vão vir, a gente já conversou. O segundo não pode escapar de jeito nenhum. E se escapar também, por uma situação do futebol...

Pensamento pra gente é ganhar lá na frente. Cobrança válida, de forma pacífica, vocês passaram o ponto de vocês, a gente ouviu. Estamos se cobrando, é bom que o pessoal comece a entender a cobrança, o peso da torcida do Coritiba, a grandeza do Coritiba. Então, eu peço para continuar o apoio no estádio, a gente não tem do que reclamar. Só nós, que estamos devendo, que temos que dar uma resposta dentro de campo. E tenho certeza que ela será dada”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]