i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Estadual

Paranaense irá retornar com proibição de abraços na hora do gol. Veja o protocolo

  • PorTribuna do Paraná
  • 16/07/2020 16:49
Proibição de abraços na hora do gol faz parte de protocolo para a volta do Paranaense
Proibição de abraços na hora do gol faz parte de protocolo para a volta do Paranaense| Foto: Gabriel Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

volta do Campeonato Paranaense foi marcada para este final de semana, nos dias 18 e 19 de julho. Mas para que a bola possa voltar a rolar, a Federação Paranaense de Futebol (FPF), juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), definiu um protocolo que terá que ser cumprido à risca.

Seguindo o exemplo do futebol europeu, que voltou há mais de um mês, os jogadores, por exemplo, não poderão se abraçar na comemoração do gol e nem mesmo cuspir no gramado, um hábito tão comum – embora não agradável – nas partidas.

Além disso, para cumprir o distanciamento social, os reservas das equipes não poderão ficar no banco, permanecendo nas arquibancadas, uma vez que os jogos acontecerão com portões fechados. Todos os que não estiverem em campo terão que obrigatoriamente usar máscaras e está proibido o compartilhamento de garrafas d’água e outros objetos pessoais.

Situações como essas foram impostas em várias ligas que voltaram anteriormente, mas era comum ver alguns casos em que isso era descumprido, como abraços no momento da empolgação do gol e pessoas com máscara no queixo nas arquibancadas. O controle para esses casos é muito difícil.

Na saída do vestiário e na hora do hino, todos também terão que estar com as máscaras, obedecendo as normas para que não haja tanta aproximação.

Outra obrigação será a higienização de bolas e macas com álcool gel 70%, inclusive com a partida rolando. A cada troca de bola, será responsabilidade dos gandulas limpar as que não estão em jogo. Algo diferente em muitos torneios, que sequer contam com gândulas, para que tenha o menor número possível de pessoas no estádio.

Na chegada ao estádio, também haverá todo um procedimento que terá que ser realizado e que são fundamentais para evitar a propagação de casos de coronavírus. A começar que as duas equipes não podem chegar juntas. O mandante precisa estar no local até 80 minutos antes do jogo, enquanto o visitante precisa chega 70 minutos antes.

Todos os que estiverem no ônibus terão suas temperaturas medidas e aqueles que estiverem acima de 37,5º, não poderão entrar. Além disso, os clubes terão que entregar os exames de RT-PCR de todos os envolvidos. Os testes serão realizados na manhã da partidas.

Deslocamento dos times no Paranaense

Para evitar passar por aeroportos, todos os clubes se deslocarão por ônibus até as cidades onde farão as partidas, como no máximo 30 pessoas no veículo, sentados alternadamente e uso de máscaras. Caso mais membros do time precisem viajar, terão que ir em um outro veículo.

Nos hotéis, cada um terá que ficar em um quarto individual e nem os funcionários do local podem entrar. As refeições serão divididas por grupos, para evitar aglomeração em lugar fechado.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zé Bochecha

    ± 2 dias

    Beijo na boca como oa jogadores do choxa gostam de dar, pode?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Cesar Augusto

      ± 3 dias

      De que adianta tanto protocolo, como reservas na arquibancada usando máscara, se no campo os jogadores estarão sem máscara, com contato corpo a corpo na disputa da bola? Piada. Basta um jogador em campo assintomático para contaminar todos os demais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.