• Carregando...
Chapa pede eleições mistas no Coritiba.
Chapa pede eleições mistas no Coritiba.| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

A chapa Coritiba Ideal, liderada pelo candidato Renato Follador, protocolou nesta quinta-feira (19) pedido de alteração no método de votação das eleições marcadas para 12 de dezembro.

Ao invés de um pleito exclusivamente presencial, o grupo quer garantir que os sócios também possam cadastrar seus votos de forma virtual, por meio de aplicativo para celular.

O argumento utilizado no requerimento enviado à Comissão Eleitoral é a preocupação com a pandemia de Covid-19 em Curitiba.

"Conforme pode ser verificado junto ao cadastro de quadro associativo, o clube possui um número elevado de sócios que encontram-se no grupo de risco relativamente à pandemia", diz trecho do pedido.

Tabela do Brasileirão 2020: veja a classificação e todos os jogos

De acordo com o mais recente boletim da Secretaria Municipal da Saúde, o número de casos ativos na cidade chegou a 8.415. Caso o pedido seja indeferido, a Coritiba Ideal solicita que a eleição seja 100% realizada de forma remota.

Presidente do Conselho do Coritiba diz que pedido será discutido

Procurado pela reportagem, o presidente do Conselho Deliberativo e da Comissão Eleitoral, Marcelo Licheski, afirmou que o pedido de eleições mistas será discutido em reunião agendada para a próxima terça-feira (24). O tema deve ser proposto, mas é obrigatória a aceitação das outras duas chapas inscritas no processo eleitoral.

Pedido de voto virtual gera polêmica com demais chapas no Coritiba

A União Coxa, de João Carlos Vialle, disse em nota que ainda não foi informada sobre a situação, mas que o estatuto do clube deve ser cumprido.

"De qualquer forma, o processo eleitoral precisa ser seguro, por isso nossa chapa já está preparando um pedido formal para que haja um horário prioritário para grupos de risco e que uma urna seja reservada para votos com horários agendados previamente".

O grupo também frisa não saber se o clube está preparado para garantir a segurança necessária para que os votos sejam realizados pelos próprios sócios e não por terceiros. "Vamos analisar todas as situações para definirmos qual o caminho mais coerente, seguindo sempre o estatuto do Coritiba", posicionou-se o grupo encabeçado por Vialle.

Já a chapa Coritiba Responsável, do presidente Samir Namur, se colocou contra a votação mista alegando que o cadastro de sócios não está atualizado e apresenta nomes de falecidos.

"A chapa Coritiba Responsável se posiciona de maneira frontalmente contra porque a base de dados dos associados ainda contempla nomes de falecidos cujas famílias não foram ao clube para confirmar os óbitos, além da inexistência de base legal/estatutária para esta modalidade de votação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]