• Carregando...
Ariel tentou, mas não conseguiu ajudar o Coritiba nesta quarta-feira | Pedro Serápio / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ariel tentou, mas não conseguiu ajudar o Coritiba nesta quarta-feira| Foto: Pedro Serápio / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Confira os gols dos jogos dos paranaenses pela Copa do Brasil

FICHA TÉCNICA: Confira os detalhes e lances de Coritiba x Avaí

  • Diante de um preciso Avaí, Coritiba sucumbiu. Teve muitas chances de vencer, mas acabou derrotado
  • O tropeço abalou todos os jogadores do Coritiba, que pareciam não acreditar na eliminação
  • Marcos Aurélio não acredita que seu pênalti foi chutado na trave

O Coritiba deixou escapar nesta quarta-feira (31) a sua grande chance de estar entre os grandes do futebol brasileiro na temporada 2010. Ao ser derrotado pelo Avaí por 1 a 0 (2 a 1 na soma dos placares dos dois jogos) nesta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, o Alviverde paranaense foi eliminado da Copa do Brasil e terá sem calendário e objetivos prejudicados do restante do ano. Após o Paranaense, resta ao Coxa a Série B do Brasileirão.

Apesar de ter feito um ótimo primeiro tempo, o Coritiba não conseguiu o mais importante: o gol. Pressionou, mas não teve competência para abrir o marcador, mesmo diante de um adversário sem força alguma. No segundo tempo os visitantes finalmente entraram em campo e com determinação buscaram o resultado (gol de Caio, aos 23 do segundo tempo). Nos acréscimos, Marcos Aurélio perdeu um pênalti e jogou fora a chance do Coritiba continuar na competição.

"Entramos mal no segundo tempo e não fizemos nada do que o Ney Franco pediu. Infelizmente tomamos o gol e desperdiçamos o pênalti. Agora é pensar no Paranaense", disse Rafinha. Tiago Real, que entrou no segundo tempo, resumiu bem a partida. "Não perdemos pelo pênalti desperdiçado. Perdemos porque desperdiçamos várias chances durante o jogo todo".

Na próxima fase da Copa do Brasil o Avaí encara o vencedor de Grêmio e Votoraty-SP, que se enfrentam nesta quinta-feira em Porto Alegre. Pelo Campeonato Paranaense, o Coritiba tem uma missão complicada em casa, contra o Paranavaí. Uma vitória contra o adversário e um tropeço do rival Atlético diante do Paraná pode fazer com que o Coxa "ponha uma das mãos na taça".

O jogo

Logo nos primeiros cinco minutos de jogo o Coritiba perdeu duas boas chances para abrir o marcador e garantir uma tranquilidade extra para administrar sua vantagem até o final. Na primeira, Ariel recebeu na grande área e encontrou Rafinha chegando em melhores condições. O meia bateu com força, mas acertou as redes adversárias pelo lado de fora. Em seguida, pelos hábeis pés de Marcos Aurélio, a grande jogada do primeiro tempo. O atacante deu uma "caneta" no marcador, abriu espaço e chutou. Zé Carlos voou para providencial defesa.

Ao natural, o Coritiba foi dono do primeiro tempo. Teve mais posse de bola que o adversário e em alguns momentos, especialmente nos 20 primeiros minutos, jogou totalmente no campo do adversário, sem deixar que o goleiro Edson Bastos tivesse o mínimo de trabalho. No jargão do futebol, o camisa 1 Alviverde mal sujou as roupas. E foi assim durante toda a primeira etapa.

As poucas chances que o Avaí teve surgiram em cobranças de escanteio e uma ou outra falta com bola alçada na área. "Não estamos conseguindo trabalhar para chegar. Estamos muito atrás e precisamos de mais posse de bola para jogar mais rápido", analisou o atacante Caio, autor de boa parte dessas chances do time visitante.

Se pelos pés de Marcos Aurélio o Coxa quase abriu o placar no início do jogo, mais uma vez o atacante protagonizou uma chance de abrir o marcador. Já aos 45 minutos Fabinho Capixaba cruzou rasteiro da direita e Marcos Aurélio chutou com força. A bola desviou em um marcador e a bola passou raspando o poste esquerdo do goleiro Zé Carlos.

Rafinha teve boa participação no primeiro tempo e lamentou as chances perdidas pelo Coritiba. "Buscamos o gol e eles só chegaram em bolas paradas. Estamos marcando bem, mas infelizmente a bola não entrou nas chances que o Marcos Aurélio teve. Temos que ter tranqüilidade para no segundo tempo buscar a vitória".

Avaí acorda para segundo tempo

Para os 45 minutos finais o técnico Pericles Chamusca promoveu a entrada de Leonardo no lugar de Emerson Nunes. A mudança fez com que os visitantes conseguissem trabalhar a bola em seu campo de ataque, coisa que não aconteceu na etapa inicial. O Avaí melhorou muito e passou a incomodar o Coritiba.

Mesmo assim, a primeira grande chance foi dos anfitriões. Após boa jogada de Marcos Aurélio, a bola sobrou para Ariel ajeitar de calcanhar para o volante Andrade. Ele pegou de primeira e mandou pro cima, bem próximo ao travessão de Zé Carlos. A resposta veio dez minutos depois, quando o Avaí já sobrava em campo e o Coxa pouco chegava,

Batista recebeu o passe, conduziu a bola de frente para a área e chutou forte. Edson Bastos fez boa defesa, mandando para escanteio. Algum tempo depois, aos 23, a boca jogada foi construída pela esquerda. Sávio cruzou com capricho para a pequena área e o camisa 1 do Coritiba tirou com a ponta dos dedos. Na sobra, sem marcação alguma, o ex-jogador do Coritiba Caio pegou de primeira e fuzilou as redes alviverdes. 1 a 0 para os visitantes.

O placar, que antes era favorável ao Coxa, passou a ser vantajoso para o Avaí. Primeiro porque se a equipe o mantivesse assim até o fim, ficaria com a vaga. Segundo porque ganharia mais uma chance de se classificar, afinal um gol do Coritiba levaria a decisão para os pênaltis.

Não foi o que aconteceu. O Avaí se fechou na marcação e apesar de ter várias tentativas, o Coxa não conseguiu chegar ao gol que lhe daria sobrevida na Copa do Brasil. Verdão eliminado, Avaí nas oitavas de final.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]