• Carregando...
Estádio Egidio Pietrobelli, em Santa Felicidade, será o palco do Torneio de Seleções de Futebol Americano, neste fim de semana, em Curitiba | Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Estádio Egidio Pietrobelli, em Santa Felicidade, será o palco do Torneio de Seleções de Futebol Americano, neste fim de semana, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Confira a programação do Torneio de Seleções de Futebol Americano:

Grupo 1

São Paulo, Paraná e Mato Grosso

Grupo 2

Rio de Janeiro, Paraíba e Santa Catarina

1ª Fase

Sexta-feira (2)

9h30 – RJ x SC

14h – SP x PR

18h – PB x SC

Sábado (3)

9h30 – PR x MT

14h – RJ x PB

18h – SP x MT

Domingo (4)

9h30 – Disputa de 5º lugar

14h – Disputa de 3º lugar

17h – Final

Com direito a quatro câmeras instaladas no estádio Egidio Pietrobelli, em Santa Felicidade, além de transmissão ao vivo pela internet, a bola oval começará a voar a partir desta sexta-feira (2), em Curitiba, na segunda edição do Torneio de Seleções de Futebol Americano. Ao todo, em três dias de campeonato, seis estados tentarão chegar à final, no domingo (4), às 17h. A competição é full pad, ou seja, disputada com todos os equipamentos de proteção obrigatórios.

As equipes estão divididas em dois grupos com três participantes cada. São Paulo, atual campeão, está no Grupo 1, ao lado de Paraná, terceiro colocado na edição de estreia do torneio, e Mato Grosso. Rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar em 2009, divide o Grupo 2 com Santa Catarina e Paraíba.

Os melhores colocados de cada chave se classificam para a final. As equipes que ficarem em segundo lugar em seus grupos se enfrentam na disputa da terceira colocação, enquanto os dois piores do campeonato lutam pelo quinto posto.

Para o presidente da Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), Adan Rodriguez, que organiza o torneio, os favoritos para levar a taça desta vez são os atletas fluminenses. Como a base da seleção daquele estado é formada por jogadores do time do Rio de Janeiro Imperadores, atual campeão do Torneio Touchdown (principal campeonato nacional interclubes), a chance de um triunfo com sotaque carioca é alta. Os paulistas, por outro lado, também chegam fortes pra defender o título do ano passado. Já os paranaenses, apostam no fator casa para surpreender.

"O time do Paraná vem forte, com atletas de todos os cinco clubes mesclados, coisa que não aconteceu no ano passado. O time está unido e bem entrosado. Além disso, também tem a força da torcida, que é muito importante", revelou Rodriguez, por telefone, à Gazeta do Povo. "As surpresas podem ser o Mato Grosso e a Paraíba, que vem jogar na raça mesmo. Mas com certeza os melhores do Brasil estarão aqui", emendou.

A organização da competição também avançou frente ao último Torneio de Seleções, disputado em Sorocaba, no ano passado. Além do tradicional gol em formato de "Y", o campeonato também terá os "pirulitos" para medição das jogadas, assim como na liga profissional americana (NFL). Narração e comentários ao vivo, para quem não conhece as regras do esporte, são outra atração.

"Tanto na parte técnica, quanto na organização, vamos fazer um grande espetáculo. Estou tentando conseguir um telão, para termos a transmissão ao vivo no local também, fora a feita na internet. Teremos uma câmera pendurada em um guindaste, a 30 metros de altura. Quem quiser, tem um bom programa para o feriado", afirmou.

Serviço:

Para o torcedor que quiser acompanhar de perto a elite do futebol americano brasileiro em ação, basta doar 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho na entrada do campo do Clube Iguaçu (Av. Manoel Ribas, 8172). Os jogos acontecem neste fim de semana, em Curitiba. Quem preferir acompanhar a transmissão online pode conferir aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]