• Carregando...

Curitiba vai sediar, desta sexta-feira até domingo, o 3º Campeonato Brasileiro de Footsack, esporte que mistura futevolêi e tênis. É a primeira vez que um torneio nacional será realizado no estado – Santa Catarina e Rio de Janeiro já tiveram torneios do esporte.

Jogado em duplas ou individualmente, a competição terá a participação de 16 jogadores, sendo oito paranaenses, seis catarinenses e dois gaúchos, e os jogos serão realizados no ParkShopping Barigüi. O sábado, dia 22, está reservado para as disputas individuais, enquanto o domingo, dia 23, terá as disputas dos atletas classificados jogando em duplas. Os jogos serão entre 10h e 20h, na praça de eventos. No dia 21 será realizada apenas uma cerimônia de abertura com demonstração do esporte.

Entre os atletas que vão disputar o título de melhor do Brasil está Marcos Juliano Ofenbock – ele é o presidente da Associação Paranaense de Footsack e criador do esporte, que é 100% curitibano. "Esperamos que o campeonato ajude a difundir o footsack, que é uma atividade barata - só é preciso ter a quadra e a bolinha – e muito legal", conta ele.

O objetivo do jogo é manter uma bolinha de crochê no ar, tocando-a apenas com os pés. Até podem ser dados toques com a cabeça e o tronco, mas a participação das mãos é proibida. A semelhança com o tênis fica por conta da rede na quadra. "No início, eu mesmo fazia as bolinhas de crochê, hoje já temos várias crocheteiras especializadas nisso", explica Ofenbock.

As crocheteiras, vão, inclusive, participar da cerimônia de abertura do torneio, confeccionando as bolinhas. O esporte, que atualmente conta com cerca de 500 praticantes no Paraná, deve conquistar mais atletas nos próximos meses. "Em agosto, devem ser inauguradas quatro quadras de footsack no parque Barigüi, além de incentivarmos a prática da atividade em vários colégios da cidade", conta Ofenbock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]