• Carregando...
 | /
| Foto: /

Brasil

Rio Grande do Sul - Veranópolis (1ª divisão gaúcha)

São cinco cores: branco, azul, vermelho, amarelo e verde. O motivo para tantas cores é a fusão de dois antigos clubes da cidade, originando a agremiação em 1992: C.A. Veranense (azul, vermelho e amarelo) e G.E.R Dalban (verde e branco). Assim, os novos dirigentes puderam agradar os dois lados. O símbolo no fundo azul representa os Arcos Sul e Norte, que dão acesso ao centro da cidade.

Santa Catarina - Marcílio Dias (1ª divisão catarinense)

O Marcílio Dias, na realidade, foi fundado em 1919 como um clube náutico da cidade portuária de Itajaí – o que explica a âncora. Seu primeiro esporte foi o remo, também presente no escudo. As cores são uma homenagem a dois clubes náuticos de Florianópolis: Riachuelo (azul) e Martineli (vermelho).

Paraná - Francisco Beltrão (2ª divisão paranaense)

O escudo do bicampeão da segunda divisão estadual traz um criativo design das letras iniciais do clube, o “F” e o “B”.

São Paulo - Grêmio Catanduvense de Futebol (Série A3 Paulista)

Catanduva é conhecida como a cidade feitiço. Por isso, a mascote do clube é uma bruxa, presente no escudo do clube.

Rio de Janeiro - Boavista (1ª divisão carioca)

O time de Saquarema foi refundado em 2004 por um grupo de empresários, que mudou o nome de EC Barreira para Boavista SC. A árvore no escudo do time é um cedro do líbano, que estampa também a bandeira libanesa. Dizem que um dos investidores é libanês, o que pode justificar a escolha por essa árvore...

Minas Gerais - Minas Boca Futebol (módulo II mineiro)

Fundado em 2011 por dirigentes do Democrata, o clube de Sete Lagoas já se chamou Minas Futebol Brasil. Em 2013, o clube foi comprado por um empresário que possui um jornal na cidade. É daí que vem o menino jornaleiro no escudo. O Minas Futebol mudou de nome para Minas Boca, pois seu novo proprietário é fã do Boca Juniors, da Argentina.

Bahia - Catuense (atualmente inativo)

A Catuense já chegou a disputar a Série A do Brasileiro na década de 1990. Nos anos 200 tornou-se Sociedade Anônima e resolveu mudar de escudo. O distintivo atual possui listras estilizadas em vermelho e preto e, por isso, merece estar nessa lista como representante baiano.

Pernambuco - Ypiranga (2ª divisão pernambucana)

O representante pernambucano, criado em 1938, vem da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, polo têxtil do estado, assim como Cianorte é para o estado do Paraná. Por causa disso, o símbolo do clube leva no centro de seu distintivo uma máquina de costura.

Ceará - Icasa (Série D nacional)

O time da terra de Padre Cícero, Juazeiro do Norte, como conhecemos hoje, é relativamente novo, de 2002. O nome significa Indústria e Comércio de Algodão S/A, uma empresa da região. Seu escudo simboliza uma engrenagem, em referência à indústria do fundador, José Feijó de Sá. A então primeira versão do clube, de 1963, era chamada de Icasa Esporte Clube (hoje se chama Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa).

Portugal

Leixões Sport Club (2ª divisão)

O clube completa 100 anos em 2017 e tem um escudo peculiar: uma raquete de tênis, um taco de críquete e uma bola de basquete. Os três esportes mais praticados à época da sua fundação.

Espanha

Elche Club de Fútbol (2ª divisão)

Uma pessoa escrevendo um livro com caneta de pena, um castelo e uma casa de estilo oriental. Tudo isso está no escudo do Elche, clube da província de Alicante. Na verdade, todos estes símbolos fazem referência ao brasão da cidade de mesmo nome. Na parte superior, está representada uma mulher romana; no meio temos o portão da cidade feito de ouro; na parte inferior há um altar também feito de ouro.

França

En Avant de Guingamp (1ª divisão)

O surpreendente campeão da Copa da França de 2014 tem um símbolo nada convencional. O símbolo à esquerda é um triskle, que significa alma, pertencente à cultura celta. Os celtas habitaram a região francesa da Bretanha, no Noroeste do país, onde está situada a cidade de Guingamp. O escudo ainda tem um formato retangular pouco comum e letras garrafais das iniciais do clube. Na parte inferior está escrito Côtes d’Armor, nome do departamento (divisão política francesa) no qual está inserida a cidade do clube.

Itália

Sampdoria (1ª divisão)

Da cidade portuária de Gênova vem o escudo mais curioso da Itália. A tradicionalíssima Sampdoria é tetracolor: azul, vermelho, branco e preto. Já a “mancha” negra no centro do seu escudo é um típico pescador da região em perfil, o baciccia, no dialeto genovês. Ele usa chapéu, ostenta uma barba e fuma cachimbo. Em bom português, o nome seria João Batista.

Alemanha

Colônia (1ª divisão)

A mascote do clube é um bode. Ele se chama Hennes desde 1950, em homenagem ao treinador do clube da época. Atualmente, a mascote do clube já está em sua oitava geração. Portanto, o atual nome do bichinho é Hennes VIII. Além do animal, o escudo traz referência ao principal cartão postal da cidade, a Catedral de Colônia, a Kölner Dom, de estilo gótico.

Inglaterra

Blackburn Rovers (2ª divisão)

O escudo do campeão da Premier League de 1994/1995 possui uma flor centralizada. É a Lancashire Red Rose, brasão da família real de Lancaster, um símbolo da região Noroeste da Inglaterra, terra do Blackburn.

Holanda

Heerenveen (1ª divisão)

Não são corações no escudo do ex-clube de Afonso Alves, ex-queridinho do técnico Dunga. São, na realidade, lírios d’água, muito comuns na província holandesa Frísia, região do clube.

Turquia

Trabzonspor (1ª divisão)

O menor dos quatro grandes da Turquia (formado por Galatasaray, Besiktas e Fenerbahçe) é oriundo da cidade portuária de Trabzon. Suas cores são uma influência do tradicional clube inglês Aston Villa. As iniciais do clube, “T” e “S”, estão escritas em azul no escudo e se intersectam onde está escrita a data de fundação da equipe, 1967.

Argentina

Gimnasia y Esgrima La Plata (1ª divisão)

O rival pobre do Estudiantes de La Plata é o clube mais antigo do futebol argentino e possui um dos escudos mais originais do país hermano. Ele é composto por uma coroa em um elmo (máscara de esgrima) na parte superior; um sabre e um florete se cruzam atrás do emblema do clube. A imagem é completada ainda por adornos laureados. Como já aponta o nome, o clube começou com dois esportes, a ginástica e a esgrima. Apenas o último é representado no escudo.

EUA

Columbus Crew (MLS)

O integrante da Major League Soccer tinha um escudo mais criativo do que o atual. De 1996 a 2014, a logo do clube era formada por três homens usando chapéus de obra. Crew vem do inglês e significa tripulação. A ideia do escudo era passar a imagem de um clube que trabalhava pesado, estilo hard working da população da cidade de Columbus, capital do estado de Ohio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]