• Carregando...
Dilma Rousseff bate de esquerda na bola na Fonte Nova | Manu Dias / Reuters
Dilma Rousseff bate de esquerda na bola na Fonte Nova| Foto: Manu Dias / Reuters

Dos 10 mil operários usados na reconstrução da Fonte Nova, dois mil participaram, ontem, da inauguração oficial da nova arena. Na cerimônia, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada pelo governador Jaques Wagner, pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e por sete ministros, deu o "pontapé inicial". Com o pé esquerdo, descalça.

Em seguida, ela fez um discurso no qual disse ter orgulho do estádio. "Nós somos capazes de mostrar que o Brasil dará uma imensa qualidade à Copa das Confederações, à Copa do Mundo e à Olimpíada, nas disputas futebolísticas", afirmou Dilma. "Não é qualquer país que tem essa qualidade e essa beleza nos seus estádios".

Chamou a atenção da presidente o formato de ferradura que a nova arena herdou do antigo estádio, com uma abertura nas arquibancadas que dá vista para o Dique do Tororó, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, onde estão instaladas esculturas de todos os orixás. "Essa ferradura dá uma atitude, um perfil e uma cara especial a este estádio, mostra uma das características maiores desse povo, que é a criatividade", comentou.

O formato de ferradura e a manutenção do nome Fonte Nova foram exigências do governo ao consórcio – ainda que tenha sido fechado, no estádio, o primeiro contrato de naming rights entre os estádios da Copa, com a marca de cerveja Itaipava, por R$ 100 milhões. Assim, o nome do local passa a ser Itaipava Arena Fonte Nova, pelos próximos dez anos. Além disso, o governo conseguiu uma forma de manter o nome do ex-governador na construção, batizando toda a área como Complexo Esportivo-Cultural Octávio Mangabeira.

O estádio consumiu R$ 689,4 milhões. Tem capacidade para 50 mil torcedores, além de 90 camarotes e 2 mil vagas de estacionamento. Durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, a capacidade será ampliada para 55 mil pessoas, com a instalação de um setor de arquibancadas móvel na área da abertura da ferradura. O estádio receberá três jogos da Copa das Confederações e seis do Mundial de 2014.

O primeiro grande teste da arena será amanhã, às 16 horas, com o clássico Ba-Vi (Bahia x Vitória). Antes da partida, alguns dos principais artistas da Bahia, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Olodum e Margareth Menezes, vão se apresentar aos 41,5 mil torcedores que esgotaram os ingressos para a inauguração em três horas, no último fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]