• Carregando...
Farfus durante etapa realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo (Arquivo)
Farfus durante etapa realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo (Arquivo)
  • Farfus animado com chance de correr a DTM em 2012

No próximo sábado (4) o piloto paranaense Augusto Farfus Júnior saberá qual será seu destino na temporada 2011. A equipe BMW convocou a imprensa mundial para anunciar seus novos objetivos para o que esta sendo chamado de "o ano de transição". Todos os esforços financeiros e de planejamento estão sendo direcionados para a entrada da montadora na DTM Alemã, uma das mais respeitadas categorias do automobilismo mundial, em 2012.

No evento deste sábado a equipe deve confirmar se deixa ou não o WTCC (Campeonato Mundial de Turismo da FIA), categoria pela qual Farfus representa a BMW e corre há seis anos. "Meu acordo é com a BMW, independente da categoria. Será uma temporada de passagem e o objetivo de todos é a DTM", disse o piloto, por telefone, à Gazeta do Povo.

Farfus esta em Curitiba curtindo férias com a família, mas embarca para a Europa até sexta-feira para participar do evento. Mais uma vez o piloto lamentou os resultados obtidos por ele em 2010 no WTCC, mas fez questão absoluta de destacar suas conquistas nas provas de longa duração corridas pela BMW na temporada.

"A temporada realmente não foi como eu esperava no WTCC, mas no GT foi excelente. Vencemos as 24h de Nurburgring, que era a principal, na primeira vez que a M3 GT2 participou da prova", disse. "Foi o primeiro ano que participei de corridas de longa duração e além de vencer em Nurburgring, chegamos em 4º em Spa-Francochamps e 5º em Le Mans. Acho que mais uma vez representei bem a marca", disse.

No balanço final da temporada, Farfus acredita que o reconhecimento e o crescimento como piloto foram os pontos altos da temporada. "A BMW reduziu muito os custos para este ano. Cortou todos os carros que tinha e deixou apenas dois. O fato de eu ser um desses pilotos mostra a credibilidade do meu trabalho e o espaço que tenho na equipe", afirmou.

Para ele, embora a mudança de equipe tenha interrompido uma caminhada ascendente (em 2009, por exemplo, Farfus ganhou seis corridas, enquanto esse ano não conseguiu nenhuma), correr por uma nova equipe foi um aprendizado importante. "Conhecemos uma equipe nova, com engenheiros novos e mecânicos novos. Isso soma na carreira do piloto. Cresci como profissional".

Farfus vive a expectativa sobre como será 2011. "De malas prontas" para a DTM, o piloto aguarda as definições que serão anunciadas pela equipe. "Ano que vem pode ser que eu corra no WTCC, pode ser que não. Será um ano de transição mesmo. Eu quero continuar meu trabalho na BMW e meu objetivo é correr na DTM. Esse é o meu projeto para os próximos dois anos".

A DTM

A categoria DTM é o Campeonato Alemão de Turismo. Nele correm as principais marcas de automóveis do mundo, entre elas as alemãs Audi, Mercedes e, a partir de 2012, a BMW. "São carros extremamente tecnológicos. Devemos correr cerca de 20 segundos mais rápidos por volta em comparação com o WTCC. É o ‘carro com rodas cobertas’ mais rápido que existe atualmente", disse Farfus. A BMW planeja entrar na categoria com seis carros. "A tecnologia é muito próxima da Fórmula 1", conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]