i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Egito

Distúrbios de Port Said entram para rol de tragédias nos estádios de futebol

  • PorEFE
  • 01/02/2012 16:12
Invasão do gramado do estádio em Port Said causou dezenas de mortes | Reuters
Invasão do gramado do estádio em Port Said causou dezenas de mortes| Foto: Reuters

Os graves distúrbios ocorridos nesta quarta-feira (1°) após um jogo de futebol na cidade egípcia de Port Said, onde até o momento 74 pessoas morreram e mais de 100 estão feridas, já entraram para a história como uma das maiores tragédias do esporte nos últimos anos.

Relembre outros casos de confrontos e mortes em estádios de futebol:

9 de março de 1946 - Confrontos provocaram a morte de 44 pessoas e ferimentos em outras 500 no Burden Park de Bolton, no Reino Unido, após um jogo entre o Bolton Wanderers e o Stoke City.

24 de maio de 1964 - 301 torcedores morreram no Estádio Nacional de Lima em uma partida entre Peru e Argentina.

23 de junho de 1968 - Morreram 71 pessoas, em sua maioria por asfixia, e outras 150 ficaram feridas em Buenos Aires, em um jogo entre River Plate e Boca Juniors.

2 de janeiro de 1971 - 66 pessoas morreram esmagadas e outras 150 ficaram feridas no estádio do Glasgow Rangers, durante a saída dos torcedores após um jogo contra o Celtic, presenciado por 80 mil espectadores.

11 de fevereiro de 1974 - No estádio Zamalek do Cairo morreram 48 espectadores e 50 ficaram feridos após a queda de uma arquibancada.

20 de outubro de 1982 - 340 torcedores morreram e outros mil ficaram feridos após uma confusão no estádio Luzhniki de Moscou, durante um jogo entre o Spartak Moscou e o HFC Haarlem, da Holanda.

11 de maio de 1985 - Morreram 53 pessoas e mais de 200 ficaram feridas no incêndio da tribuna principal do estádio britânico de Bradford City, em um jogo da terceira divisão local.

29 de maio de 1985 - Pouco antes da final da Copa da Europa no estádio Heysel de Bruxelas, 39 pessoas morrerem e 117 ficaram feridas nos confrontos entre torcedores do Liverpool e da Juventus.

12 de março de 1988 - Mais de 50 pessoas morreram em um estádio de Katmandu, no Nepal, na avalanche humana de torcedores que assistiam o jogo entre um time local e outro de Bangladesh.

15 de abril de 1989 - 95 mortos e 175 feridos em uma avalanche humana durante uma partida entre o Liverpool e o Nottingham Forest no estádio Hillsborough, de Sheffield.

7 de julho de 1990 - Morreram 62 pessoas e mais de 200 ficaram feridas durante uma confusão no estádio somali de Mogadíscio. O público entrou em pânico pelos disparos dos guarda-costas do presidente Mohammed Siad Barre quando tentavam protegê-lo de objetos lançados pelos espectadores.

14 de janeiro de 1991 - 42 pessoas morreram esmagadas durante o jogo entre o Kaiser Chiefs e o Orlando Pirates, na África do Sul.

16 de outubro de 1996 - Na maior tragédia em um estádio na América Latina, 80 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas na avalanche humana que aconteceu no estádio Mateo Flores da Guatemala, antes do começo da partida entre a seleção local e a Costa Rica. Havia superlotação devido à venda de ingressos falsos.

11 de abril de 2001 - Em Johanesburgo morreram 43 torcedores e 150 ficaram feridos nas confusões provocadas por excesso de público no estádio Ellis Park, onde se enfrentavam o Kaiser Chiefs e o Orlando Pirates.

9 de maio de 2001 - Pelo menos 130 pessoas morreram na capital ganesa durante o jogo entre o Acra Hearts e o Kumasi Ashanti pelo pânico do publico diante dos confrontos entre as torcidas.

25 de julho de 2007 - Pelo menos 50 pessoas morreram em consequência de dois atentados contra torcedores que comemoravam em Bagdá a vitória de sua equipe nas semifinais da Copa da Ásia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.