• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Um retrato humano e peculiar sobre futebol amador do Paraná é o que o documentário "Amadores do Futebol" quer apresentar em 78 minutos de duração. A estreia acontece nesta sexta-feira (20), às 20h, na Cimenateca de Curitiba.

No filme, torcedores, jogadores e dirigentes de clubes de futebol amador no Paraná falam sobre a relação entre o cotidiano e a paixão pelo esporte. "A Suburbana é programa de família. Mais de 300 pessoas passam o dia inteiro no estádio comendo churrasco e se divertindo. É um programa social", explica Eduardo Baggio, produtor do documentário, à Gazeta do Povo Online "Nem sou muito ligado em futebol, mas essas coisas me chamaram a atenção. É o vendedor de consórcios é o técnico do time, o jornalista de cultura atua na zaga e o carregador de madeira conseguiu o emprego mostrando talento em campo, o barbeiro que tira R$20,00 do orçamento para ajudar o clube", comenta Baggio.

O filme produzido em três anos, de 2005 a 2008, foi capitalizado com financiamento de incentivo à Cultura do Governo do Estado, conta com depoimento de radialistas, jornalistas, jogadores e pessoas ligados ao esporte. Entre os entrevistados estão o radialista Leônidas Dias e Rogério Pereira, editor do jornal Rascunho e zagueiro do Imperial Futebol Clube.

"Também tem espaço para as mulheres dos jogadores do amador que participam diretamente da Suburbana. Eles sabem que os atletas amadores largam as esposas, mas não abandonam a bola", diverte-se o produtor.

As partidas servem de plano de fundo para contar histórias de paixão pelo futebol. Grande parte das tomadas foram feitas no interior do Paraná. Segundo Baggio, em determinadas regiões, o futebol amador é a única diversão da cidade. "No interior, os jogos acontecem no domingo. A torcida aguarda com ansiedade aos jogos. É de arrepiar."

Serviço:

Amadores do Futebol

Em cartaz na Cinemateca de Curitiba, Rua Carlos Cavalcanti, 1174 .Datas e horários: de 20 a 26 fev, às 20h e de 27 de fevereiro a 5 de março, às 16h. Ingressos no local a R$ 5,00 com meia-entrada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]