• Carregando...
Com a mudança de esquema tático, Marlos recupera vaga no Coritiba. | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Com a mudança de esquema tático, Marlos recupera vaga no Coritiba.| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Alviverdes

Mordaça

O dirigente Homero Halila informou ontem que os integrantes do departamento de futebol, do qual também faz parte o coordenador Paulo Jamelli, decidiram não dar mais entrevistas. "Vamos passar tudo pela assessoria de imprensa", anunciou, dizendo não estar satisfeito com a forma que estão sendo veiculadas as coisas.

Explicação

Quebrando a própria regra que havia acabado de implantar, Halila entrou em contato com a Rádio Transamérica para prestar esclarecimentos sobre a declaração do atacante Keirrison na semana passada, dando a entender que o clube está em uma situação financeira delicada. Segundo o diretor, o jogador se expressou mal e na verdade só queria dizer que pretende dar algum lucro ao Coritiba com sua saída. Halila também informou não saber do possível interesse do São Paulo pelo meia Marlos e que já foi feita uma proposta para renovação do contrato.

Baixas

O técnico Dorival Júnior escolheu o zagueiro Evaldo para substituir o suspenso Rodrigo Mancha na partida de amanhã contra o Galo. Com uma lesão no tornozelo direito, Felipe também pode desfalcar a defesa. No treino de ontem a vaga foi ocupada por Bernardi.

Keirrison sozinho na frente, João Henrique e Marlos atuando como meias-atacantes e Carlinhos Paraíba recuado para iniciar as jogadas. Segundo o técnico Dorival Júnior, essa foi a formação ofensiva que melhor funcionou para o Coritiba no Brasileiro. Por isso o treinador planeja resgatá-la para a partida de amanhã contra o Atlético-MG, no Couto Pereira.

"Podem falar o que for, mas nossos melhores jogos foram no 3–6–1", sustenta Júnior, não ligando para as críticas por não escalar um companheiro de ataque para o artilheiro Keirrison.

Em agosto, quando começou a utilizar o esquema, o time fez ótimas apresentações nas vitórias por 3 a 0 sobre Sport e Figueirense e no empate por 1 a 1 fora de casa com o Cruzeiro.

Porém, a queda brusca de rendimento em setembro, que ficou clara nas derrotas por 1 a 0 para Botafogo e Vitória, fez com que o técnico lançasse mão do argentino Ariel Nahuelpan como parceiro de ataque do K9 no segundo tempo do jogo contra o Fluminense, no Maracanã. Com mais presença ofensiva, o Coxa virou o placar que estava 2 a 1.

A dupla foi mantida para o Atletiba da rodada seguinte, momento no qual o meia Marlos foi para o banco. Ariel até fez o gol alviverde no empate por 1 a 1 – único desde que foi contratado –, mas faltou uma melhor sintonia. O entendimento parecia ter aparecido na vitória por 4 a 2 sobre o Internacional, quando o meia João Henrique deixou o time e Paraíba passou a atuar mais adiantado, mas o ataque novamente deixou a desejar nos empates com Portuguesa (0 a 0) e Goiás (1 a 1).

Tanto que Júnior substituiu Ariel por João Henrique para o duelo com o Flamengo, e foi duramente criticado após a goleada por 5 a 0 no Maracanã. Mas ele não viu na mudança, e sim na péssima atuação coletiva, o motivo da derrota. Por isso decidiu manter o meia, que voltará a ter a companhia de Marlos no setor de armação.

"Falam muito que assim o Keirrison fica isolado. Mas, com a chegada do João e do Marlos, ficamos com três homens de frente quando atacamos", defende o treinador, sem confirmar a escalação, mas dando a entender que optará mesmo pelo 3–6–1.

A outra formação testada no treino de ontem, mas que deve ficar como alternativa para o decorrer da partida, foi a entrada do atacante Hugo no lugar do zagueiro Bernardi – que substituía o contundido Felipe –, mudando o esquema para um ofensivo 4–4–2. "Ele vem fazendo trabalhos de qualidade. Está restabelecido de uma lesão, mais pronto. Nunca deixou se ser importante para nós", explica Júnior, deixando claro que o jogador ganhou a preferência em relação a Ariel. Sobre o argentino, o argumento é que "ainda tem de se adaptar um pouco mais."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]