• Carregando...
A Comissão Eleitoral indeferiu a candidatura da chapa “Rumo Certo” | André Rodrigues/Gazeta do Povo
A Comissão Eleitoral indeferiu a candidatura da chapa “Rumo Certo”| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Marcada para este sábado (30), às 9h30, em Curitiba, a eleição da Federação Paranaense de Futebol (FPF) deve parar na Justiça Comum.

A Comissão Eleitoral da FPF indeferiu nesta sexta-feira (29) a candidatura da chapa ‘Rumo Certo’, encabeçada pelo empresário Gilberto Ponce. O principal motivo alegado é a falta de subscrições mínimas de clube e/ou ligas aptos a votar – são necessários 20 apoios. Desta forma, a chapa ‘Transformação’, do atual presidente Hélio Cury, deferida pela comissão, é a única apta, até o momento, a concorrer ao pleito.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019

>> TABELA: veja os resultados e o chaveamento completo da Copa do Brasil 2019

>> TABELA: veja todos os jogos da Série B 2019

>> TABELA: veja todos os jogos do Brasileirão 2019

De acordo com o advogado Nixon Fiori, no entanto, a oposição tentará uma liminar para poder participar. Segundo ele, a Comissão Eleitoral ignorou portaria, de 2018, do Ministério do Esporte, que limita a exigência de apoios a ‘no máximo 5% do colégio eleitoral’.

Com 61 clubes/ligas com direito a voto neste ano, o mínimo necessário seria de três subscrições – foram protocoladas 16 e aprovadas sete (Arapongas, Nacional Atlético Clube, Irati, Colorado, Clube Atlético Nacional, Bairro Alto e Campo Mourão).

“Nossa chapa foi indeferida devido à falta de subscrição, não consideraram a lei maior. Vamos tentar entrar com uma liminar para garantir a participação”, explica o advogado.

Caso a chapa de oposição não consiga o direito de concorrer, o pleito terá chapa única. No caso, Cury permaneceria no comando do futebol paranaense até 2023.

Histórico

Cury tenta sua terceira reeleição na FPF. Ele assumiu a Federação no fim de 2007, após o então presidente Onaireves Moura ser afastado por decisão da Justiça.

Eleito no ano seguinte, Cury viveu um primeiro mandato mais longo do que o normal – até 2015. O motivo foi uma medida coletiva da CBF que estendeu o período de todos os presidentes de federações no poder visando a organização da Copa do Mundo de 2014.

Na última eleição, marcada por polêmicas, reviravoltas e liminares, Cury bateu o candidato de oposição, Ricardo Gomyde, que era apoiado por Athletico e Coritiba, por 33 votos a 25.

Ponce, por outro lado, é uma novidade na política do futebol estadual. Sua chapa tem como principal discurso dar representatividade aos clubes do interior.

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Coritiba

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Coxa Doido. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Paraná Clube

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos.Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias Meu Tricolor. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]