• Carregando...
Apesar do frio, líderes seguem na briga - O dia frio e chuvoso em Curitiba, ontem, não era o clima ideal para a disputa da etapa paranaense Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Mas o clima não foi empecilho para as duplas do topo do ranking nacional confirmassem o favoristismo. Tanto no masculino quanto no feminino, os principais nomes do vôlei de praia nacional seguem na disputa do título da etapa paranaense. Talita (foto, bloqueando) e Maria Elisa, dupla formada neste ano e que venceu as duas primeiras etapas do circuito, venceram Shaylyn e Fabi, que disputam hoje a repescagem. Com o resultado, Talita e Maria Elisa asseguraram vaga nas quartas-de-final | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Apesar do frio, líderes seguem na briga - O dia frio e chuvoso em Curitiba, ontem, não era o clima ideal para a disputa da etapa paranaense Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Mas o clima não foi empecilho para as duplas do topo do ranking nacional confirmassem o favoristismo. Tanto no masculino quanto no feminino, os principais nomes do vôlei de praia nacional seguem na disputa do título da etapa paranaense. Talita (foto, bloqueando) e Maria Elisa, dupla formada neste ano e que venceu as duas primeiras etapas do circuito, venceram Shaylyn e Fabi, que disputam hoje a repescagem. Com o resultado, Talita e Maria Elisa asseguraram vaga nas quartas-de-final| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Largadinhas

Bom retorno

Depois de oito meses sem jogar, recuperando-se de uma cirurgia no joelho, Juliana retornou à areia com duas vitórias na tarde de ontem, ao lado de Larissa. A dupla segue direto para a disputa das quartas-de-final da etapa paranaense do circuito nacional.

Calor humano

A dupla Ricardo e Emanuel também venceu seus dois jogos e se classificou direto para as quartas-de-final. Das arquibancadas, Emanuel recebeu o incentivo da família, que mora em Curitiba, e da mulher, a ex-jogadora Leila.

Mais classificados

As duplas Maria Clara e Carolina e Renata e Val também seguiram para as quartas-de-final. No masculino, os classificados foram: Márcio e Fábio Luiz, Pedro Cunha e Pedro Solberg, Alison e Harley.

Programação

Hoje, a partir das 8 horas, serão realizados os jogos da repescagem, das oitavas, quartas e semifinais da etapa. As disputas ocorrem na arena no Parque Barigui. A entrada é gratuita e a doação de um quilo de alimento não-perecível é opcional.

Em 19 edições do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, o paranaense Emanuel, 35 anos, esteve em... todas! E foi campeão sete vezes. Na carreira, também acumulou o recorde de títulos do Circuito Mundial – tem nove, ao todo – e foi considerado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) o melhor atleta da década de 1990.

Seu parceiro na areia, Ricardo, 33 anos, com quem forma dupla desde 2002, tem um currículo não menos invejável: seis títulos do circuito mundial, quatro do nacional e eleito duas vezes pela FIVB o melhor jogador de vôlei de praia do mundo (2005 e 2207).

Os dois conquistaram ainda as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e no Pan do Rio (2007), além do bronze nos Jogos de Pequim (2008). Juntos, somam 33 anos de vôlei de praia, o que os torna os maiores veteranos presentes na etapa paranaense do circuito nacional, disputada em Curitiba desde quinta-feira.

Assim, os dois têm a melhor relação idade-conquistas entre os competidores da atualidade no país. Nem atletas em idade "mais avançada", como o medalhista de bronze de Winnipeg (1999) Franco, 42 anos, parceiro de Nalbert (35 anos), seria páreo para a dupla: em 20 anos de carreira, Franco teve momentos de glória, mas não o suficiente para desbancar os dois.

O histórico de sucesso não significa que a aposentadoria da dupla esteja próxima. Com vistas à preparação para o ciclo olímpico para Londres-2012, Ricardo e Emanuel sabem que, no esporte, não há espaço para acomodação. "Temos de continuar a evoluir, fazer mudanças no nosso jogo. Hoje, a nova geração joga mais rápido, tem estilo diferente do nosso e temos de nos adaptar", avalia Emanuel.

Apesar do extenso histórico, que soma ainda o recorde de vitórias consecutivas no Circuito Banco do Brasil –25 jogos sem derrota –, a dupla ainda nem sequer pisou no pódio em 2009 e não esconde que pretende fazê-lo amanhã, quando serão disputadas as finais.

Na primeira etapa da competição, em Camboriú (SC), a dupla ficou na 5ª colocação. Os vencedores foram Alisson e Harley. A etapa seguinte, em Santa Maria (RS), foi vencida por Pedro Solberg e Pedro Cunha. Aos dois veteranos, o 4º lugar. "Temos objetivos diferentes deles, que recém formaram seus times. Estamos pensando no Campeonato Mundial (em junho, na Noruega), sem esquecer o circuito nacional", diz Ricardo sobre a concorrência dos mais jovens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]