• Carregando...
Felipe Massa, da Ferrari, frita os pneus durante o treino livre de ontem. Brasileiro conseguiu a 5ª posição, enquanto o outro ferrarista, Fernando Alonso, foi o melhor | Francois Lenoir / Reuters
Felipe Massa, da Ferrari, frita os pneus durante o treino livre de ontem. Brasileiro conseguiu a 5ª posição, enquanto o outro ferrarista, Fernando Alonso, foi o melhor| Foto: Francois Lenoir / Reuters

Spa, Bélgica - Tendo-se em conta que as vitórias na Fórmula 1 se constroem, em boa parte, nas sessões de classificação, como os próprios pilotos dizem, o treino que define hoje o grid do GP da Bélgica, a partir das 9 horas (horário de Brasília), no circuito Spa-Fran­­cor­­champs, assume elevada importância até na definição do título da temporada. Apenas 20 pontos separam os cinco candidatos que vão lutar pelo campeonato nas sete etapas que restam: o australiano Mark Webber e o alemão Sebastian Vettel, am­­bos da Red Bull, os ingleses Le­­wis Hamilton e Jenson Button, que formam dupla na McLaren, e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Ontem, a previsão meteorológica acertou em cheio: o tempo esteve instável e os pilotos ex­­perimentaram, nas duas sessões de treino livre, todas as condições possíveis: chuva intensa, chuva leve e asfalto seco. Essa ins­­tabilidade se estenderá até do­­mingo, durante as 44 voltas da corrida, na pista mais espetacular do calendário, com seus 7.004 metros de puro desafio.

Apesar das mudanças climáticas, os treinos livres da 13.ª etapa do calendário tiveram um fator em comum: Alonso foi sem­­pre o mais rápido, liderando as duas sessões realizadas nesta sexta-feira. No fim, sua me­­lhor volta foi em 1min49s032. Enquanto isso, o alemão Adrian Sutil, da Force India, conseguiu a segunda colocação, com a marca de 1min49s157.

Entre os candidatos ao título, Hamilton terminou o dia em terceiro lugar (1min49s248), Vet­­tel foi o sexto (1min49s689), Button ficou em sétimo (1min49s755) e Webber conseguiu ser apenas o 18º (1min51s636). Para os brasileiros, os treinos de sexta-feira tiveram Felipe Massa em quinto, Rubens Barrichello em nono, Lucas di Grassi em 21.º e Bruno Senna em 22.º.

O domínio nos treinos livres é um bom sinal para Alonso, que está em pior situação na disputa do título, precisando desesperadamente da vitória na Bélgica para seguir com chances. "Nosso carro foi o que mais evoluiu. Venci na Alemanha e fui segundo na Hungria. Esta­­mos na luta pelo título. Aqui na Bélgica fomos rápidos em todas as condições. Minhas chances são de 50% de ser campeão", avisou o espanhol da Ferrari, que aparece em quinto lugar no campeonato, com 141 pontos, 20 a me­­nos do que o líder Webber.

Enquanto isso, Webber minimizou o resultado ruim e mostrou confiança na manutenção da liderança. "Se conquistar o título sei que surpreenderei muita gente. E tenho boas possibilidades de surpreendê-los, já que nosso carro se mostra eficiente em todos os tipos de circuitos", afirmou o australiano da Red Bull, equipe que tem o melhor carro da Fórmula 1 nesta temporada.

Ao vivo

Treino classificatório para o GP da Bélgica, às 9 horas, na RPC TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]