• Carregando...
A comemoração do time vencedor na Praia de Ipanema: atletas se encontraram apenas na véspera da largada | Marcos Ribolli/Nike
A comemoração do time vencedor na Praia de Ipanema: atletas se encontraram apenas na véspera da largada| Foto: Marcos Ribolli/Nike

Rio de Janeiro - Quando Manoel Pereira Borges, de 41 anos, cruzou na liderança a linha de chegada do segundo dia do Desafio dos 600 K São Paulo – Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, se configurou a maior surpresa da prova. Naquele momento, a equipe formada pela internet deixava para trás fortes adversários e disparados favoritos, como o time de Belo Horizonte, melhor colocado no primeiro trecho, entre a capital paulista e Maresias, e campeão de 2009. No terceiro e último dia, no percurso entre Angra e Rio, a zebra se transformou em realidade.

Enquanto as outras 19 equipes tiveram tempo para treinar, a Nike + era formada por corredores de todos os cantos do país, vindos de uma seletiva nacional que terminou no mês passado. Definidos os 13 integrantes, eles receberam planilhas de treinos por e-mail e apenas se encontraram na quarta-feira passada, véspera da largada na capital paulista.

Os times eram formados por dez titulares e três reservas. Os corredores se revezaram em até 25 trechos por dia, cada um de 6 a 10 km. Três atletas obrigatoriamente tinham de ter menos de 25 anos. Com a intenção de evitar que atletas profissionais participem, nenhum poderia ter tempo abaixo de 35 minutos em provas de 10 km..

Na formação vencedora, pessoas de origem simples como Manoel, natural de Pilão Arcaico, no interior da Bahia. "Não mudamos nunca a nossa estratégia. Todos os corredores se doaram e fizeram seus trechos. A base de tudo foi nossa concentração, mesmo quando estávamos a mais de 15 minutos do primeiro colocado", explicou o técnico Kim Cordeiro, logo na chegada dos campeões debaixo de chuva, sábado, na Praia de Ipanema.

Manoel e companhia vibraram com o primeiro lugar na difícil prova. Em 36h57min59s, o grupo superou areia, asfalto, trilha, as poucas horas de sono (média de três horas por noite) e o cansaço mental e físico. Os Filhos do Vento, do Rio de Janeiro, fecharam em segundo lugar,com o tempo de 37h46min04s. Organizadora dos 600K, a Nike premiará os campeões com fornecimento de material esportivo por um ano.

Curitiba fora do top 10

Vice-campeã em 2009, Curitiba decepcionou. Os paranaenses terminaram o primeiro dia em 9.º e encerraram a prova em 11.º lugar, "O regulamento mudou e nós não conseguimos mandar o que tínhamos de melhor", justificou Adcley Souza, que participou da corrida pela segunda vez. "Os caras se superaram. Tinha gente que nunca correu tanto quanto neste fim de semana. Nós não trouxemos o melhor que tínhamos", comentou o técnico de Curitiba, Tadeu Natálio.

O jornalista viajou a convite da organização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]