• Carregando...
Letícia Pessoa, de 48 anos: técnica ganhou respeito de seus pupilos | Mauricio Kaye/ cbv
Letícia Pessoa, de 48 anos: técnica ganhou respeito de seus pupilos| Foto: Mauricio Kaye/ cbv

Entrevista

Letícia Pessoa, técnica de vôlei de praia

Aos 18 anos, Letícia Pessoa seguiu os conselhos do seu treinador de vôlei, Inaldo Manta (ex- técnico da seleção brasileira feminina), para também atuar como técnica e assumiu o time mirim do Fluminense. "Eu queria ir para uma Olimpíada; ele me convidou para ajudá-lo com as equipes, disse que eu era uma líder". Hoje, 30 anos depois e ao trocar as quadras pelo vôlei de praia, é a única técnica de seleção brasileira a comandar uma equipe masculina e ajudou Alison e Emanuel a conquistarem a medalha de prata na Olimpíada de Londres (2012).

Na elite do vôlei de praia, você treinou times masculinos e femininos. Precisou adaptar seu jeito de comandar?

Não. Gosto de trabalhar com os dois gêneros. O feminino tem suas particularidades, tem de ser mais pessoal, mais sensitiva, ter mais calma; o masculino tem a coisa da prática, não dá para explicar muito. Comecei com o feminino, com as duplas Isabel e Roseli, com a Shelda e a Adriana, chegamos à prata em duas Olimpíadas (2000, em Sydney, e 2004, Atenas). Em 2008, comecei a treinar o Alison, que ainda jogava com o Harley, e depois chegou o Emanuel.

Porque o número de mulheres representando o Brasil no alto rendimento cresce, mas o de técnicas não?

Porque, no começo do esporte, as profissões eram mais para homens. Viemos tomando espaço, mas é um espaço muito competitivo. As mulheres estão em vários pontos da Educação Física, mas estão preferindo profissões como professoras de modalidades, em academias.

Pesquisas acadêmicas indicam que mulheres, quando técnicas, tendem a reforçar características como o maternalismo ou uma postura autocrática (de comando). Qual seu perfil?

Sou muito dedicada e gosto de perfeição, gosto de trabalhar muito, de tirar o máximo de cada atleta. Quanto mais eu gosto de alguém, mais eu cobro [a dupla Alison e Emanuel costuma chamá-la de Felícia, em referencia à personagem de desenho animado que gosta tanto de animais que, ao abraçá-los, quase os esmaga].

Quinze homens estão reunidos em uma da quadras de vôlei de praia do centro de treinamento da seleção em Saquarema (RJ). É hora de ouvir os conselhos e broncas da comissão técnica. Cena corriqueira em qualquer equipe, exceto em um aspecto: o centro das atenções é uma mulher. Letícia Pessoa, 48 anos, é uma das poucas técnicas a chegar ao comando de uma seleção brasileira.

Apesar de a presença feminina ser crescente no esporte nacional – difícil encontrar a modalidade em que elas ainda não se engajaram –, os postos de estrategistas de atletas para as principais competições mundiais ainda é de domínio masculino. Raras são as exceções.

"Não existe mais o preconceito. Recebe o cargo quem tem talento. A mulher é organizada, perfeccionista, está conquistando espaço. Quando comecei, [ser técnico] era tarefa para homens, mas meus comandados me aceitam muito bem", defende Letícia.

Sua trajetória tem características comuns à de outras treinadoras que conseguiram ascensão à elite do esporte: poucas são as que não têm como pré-requisitos a carreira de atletas com posterior formação acadêmica. E, em seus discursos, ignoram as barreiras de gênero e não reconhecem terem sofrido situações de opressão. "É difícil para elas e para nós, pesquisadores, reconhecer essas estruturas opressoras atualizadas na profissão delas", afirma a mestre em Educação Física Gabriela Oliveira, que entrevistou treinadoras de equipes de alto rendimento no Rio de Janeiro, em artigo sobre o tema.

Considerar "liderança" um atributo naturalmente masculino (e muito valorizado nos comandantes esportivos), é uma dessas marcas de machismo velado. Essa visão de que o homem é o líder natural é construída historicamente, quando, na formação de uma sociedade patriarcal, cabe a eles o papel de provedores, explicam os pesquisadores Julio Cesar Fetter e Eliane Martins da Silva, em estudo que discute liderança e gênero no esporte.

A técnica da seleção brasileira de judô, Rosicléia Campos, 43 anos, destaca também que os homens se sentem desconfortáveis tendo de concorrer com uma mulher em cargos de comando. "Passei por isso quando assumi como técnica da seleção feminina sênior. Outros treinadores começaram a questionar a escolha. O Ney [Wilson, coordenador técnico da seleção] explicava que eu tinha duas pós-graduações, competi três Olimpíadas [1988, 1992 e 1996], já havia sido auxiliar em Sydney [2000], comandava as categorias de base. E, às vezes, nem todo esse currículo parecia suficiente", conta.

Foi com ela que as judocas brasileiras chegaram ao pódio olímpico, com o bronze de Ketleyn Quadros (Pequim-2008) e ao primeiro ouro feminino nos tatames, com Sarah Menezes (Londres-2012). "Me sinto rea­­lizada, vim de uma época em que o judô feminino no Brasil não era nada. Não recebíamos o mesmo investimento e tínhamos a mesma cobrança. Como técnica, sofria uma pressão muito maior. Se desse errado, é porque o comando era de uma mulher; se desse certo, era por sorte", fala.

Rosicléia conta que muitas vezes pensou em ser mãe. "As pessoas cobram: ‘e aí, vai ter filho? Acho que não vai dar tempo. Isso incomoda", lamenta. Tal escolha – esporte ou maternidade – é também fator que impede o avanço feminino na busca de cargos de liderança esportiva.

Empatia

Um estudo com jogadoras de futebol das seleções da Alemanha, Suécia, Noruega e Estados Unidos, aponta que as atletas atribuem às técnicas maior capacidade de empatia, competência comunicativa e disposição para cooperar do que técnicos homens. Já uma pesquisa entre jogadores de voleibol e basquete com idades entre 14 e 21 anos nos Estados Unidos indicou que os rapazes exibem mais atitudes negativas diante de treinadores do sexo feminino do que masculino. "Na ginástica artística, se não houvesse uma regra que obriga a ter técnicas mulheres nas competições, não teríamos mulheres nesse posto. Os rapazes não aceitam bem serem treinados por elas", diz a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Vicélia Florenzano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]