• Carregando...
Notícias desta segunda-feira (28) nos sites dos clubes escrevem o nome do clássico de forma diferente. | /
Notícias desta segunda-feira (28) nos sites dos clubes escrevem o nome do clássico de forma diferente.| Foto: /

Atletiba ou Athletiba? A grafia do nome do clássico entre Athletico e Coritiba está causando ‘polêmica’ nas redes sociais antes do primeiro encontro entre rivais depois que o Furacão mudou de nome. O jogo será nesta quarta-feira (30), às 21h30, na Arena da Baixada, pela terceira rodada da Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Paranaense.

Para especialistas no maior clássico paranaense, o nome deve permanecer sem o h.

“Eu acho que a grife Atletiba deve seguir como foi sempre escrita. O nome já está consagrado, como tem Grenal, Fla-Flu, entre outros. No livro que escrevi ‘Atletiba, a paixão das multidões’ há 25 anos, irei fazer uma parte 2 com essa história recente. E o livro seguirá com o nome sem o h”, opina o jornalista Carneiro Neto.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

Os historiadores de Coritiba e Athletico também concordam que a grafia do Atletiba deve seguir intacta. “Só se eles quiserem mudar para zerar os numeradores. Será a única chance do Athletico ficar na frente”, brinca Guilherme Straube, historiador coxa-branca do Grupo Helênicos.

A atleticana Milene Szaikowski, autora do livro ‘100 anos de histórias da Arena da Baixada’, segue a mesma linha. “Sem o h. Nem nos clássicos primórdios escreviam com h. O Atletiba já é uma marca”, pontua.

De acordo com as regras gramaticais, Athletico não está errado por se tratar de um nome próprio. Porém, na língua portuguesa não existe o dígrafo th. Desta forma, o termo atleticano, que é um adjetivo, deve seguir sem a letra h. O mesmo se aplica ao Corinthians e o corintiano, ou a Bahia e o baiano. Já o termo Atletiba, por se tratar de um nome próprio, pode ser escrito com ou sem h.

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Coritiba

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Coxa Doido. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]