• Carregando...
Bola Campeonato Paranaense | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
Bola Campeonato Paranaense| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo

Jogos de cada equipe

Foz do Iguaçu - Paraná e Toledo (fora)

Engenheiro Beltrão - Cascavel e Atlético (fora)

J.Malucelli - Iraty e Nacional (fora)

Iguaçu - Rio Branco e Paraná (fora)

Cianorte - Toledo e Iraty (fora)

Paranavaí - Atlético e Cascavel (fora)

Coritiba - Nacional e Londrina (fora)

Nacional - Coritiba (fora) e J.Malucelli

Iraty - J.Malucelli (fora) e Cianorte

Atlético - Paranavaí (fora) e Eng. Beltrão

Paraná - Foz do Iguaçu (fora) e Iguaçu

Cascavel - Eng. Beltrão (fora) e Paranavaí

Toledo – Cianorte (fora) e Foz do Iguaçu

Londrina – Coritiba (fora)

Rio Branco - Iguaçu (fora)

  • Técnico Itamar Bernardes, do Londrina, tem a árdua missão de comandar o time na partida contra o Coritiba, na última rodada, que pode resultar no rebaixamento do Tubarão

Faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Paranaense. Tirando de fora a polêmica em torno do artigo 9º do regulamento (clique e entenda), a competição foi muito disputada e acabou surpreendendo pelo nível de equilíbrio visto das disputas entre as equipes.

No atual panorama, não é possível cravar nenhuma definição entre os times que se classificam para a 2ª fase ou que seriam rebaixados. No final, a tendência é que apenas dois pontos e os critérios de desempate decidam quais times serão rebaixados e quais continuam na disputa.

Apesar da indefinição, duas equipes estão "quase lá". Na ponta de cima da tabela de classificação, o Atlético Paranaense está com a mão nos dois pontos extras garantidos ao "campeão" desta etapa do Estadual e no super-mando de jogo. Já na ponta de baixo da tabela, o Londrina agoniza rumo ao rebaixamento. Com apenas um jogo a disputar, ele precisa da vitória, além de torcer por tropeços dos rivais.Os números, definições e projeções feitas a seguir foram baseadas no regulamento do Paranaense com ele foi escrito e aprovado pelos clubes. Um julgamento no STJD será realizado na próxima semana para analisar a polêmica e decidir como será a próxima fase, principalmente no que diz respeito ao mando de jogos.Confira a seguir um raio X das chances e riscos de cada equipe nesta reta final do Campeonato Paranaense:

Chances, objetivos e riscos

1ª colocação

Benefícios: Dois pontos extras na 2ª fase e super-mando de sete jogos

Candidato: Atlético-PR.

Atual situação: Só perde os dois pontos extras na próxima fase caso haja uma "tragédia", ou seja, perca os dois jogos que disputará e o rival Coritiba vença as duas partidas que terá pela frente, tirando uma diferença de saldo de 13 gols.

2ª colocação

Benefícios: Um ponto extra na próxima fase e mando de seis jogos

Candidatos em vantagem: Coritiba, Nacional, Cianorte, Iraty e J.Malucelli.

Azarões: Paranavaí, Cascavel e Foz do Iguaçu

Atual situação: O Coritiba e o Nacional têm vantagem sobre os demais adversários por dependerem apenas das suas forças para conquistar o objetivo. Como se enfrentam na próxima rodada, as duas equipes despontam como favoritas.

Em um segundo quadro, o Iraty tem mais chances de surpreender. A equipe dos campos gerais enfrenta dois adversários diretos na disputa (Cianorte e J.Malucelli) e tem boas chances de chegar à vice-liderança, desde que Nacional e Coritiba não conquistem seus objetivos. O Cianorte vem logo em seguida na disputa e enfrenta o Iraty (adversário direto) e, por ter mais pontos que o rival, também segue com chances.

O J.Malucelli também tem chances, mas precisa vencer seus dois jogos e torcer por uma série de combinações. Combinações que ainda mantém as expectativas de Paranavaí, Cascavel e Foz do Iguaçu, mas que reduzem as possibilidades a um patamar bem baixo.

Vaga na 2ª fase

Benefícios: Continuar na briga pelo título do Paranaense. Para o 3º e 4º colocados, mais mandos de jogo que os demais adversários que vierem logo abaixo na classificação.

Já garantidos: Atlético-PR, Coritiba e Nacional (os dois últimos ainda podem ficar de fora matematicamente, mas as chances são pequenas)

Candidatos: Eng. Beltrão, Iguaçu Toledo, Paraná, Paranavaí, Cascavel, Foz do Iguaçu, J.Malucelli, Iraty, Cianorte e Rio Branco.

Sem chances: Londrina

Atual situação: Todos os times relacionados têm chances reais de conquistar uma vaga na próxima fase, tamanho o nível de disputa atual do Estadual. Alguns dos candidatos que brigam pela classificação ainda correm sério risco de rebaixamento, especialmente o Paraná, Toledo, Iguaçu e Eng. Beltrão.

O Paraná encara o Foz do Iguaçu na próxima rodada e pode roubar a posição do rival na classificação, diminuindo muito o risco de rebaixamento e aumentando o de classificação. Entretanto, na última rodada, o tricolor tem um confronto direto com o Iguaçu na briga contra o rebaixamento.

A vida do Iguaçu não está nada fácil. Além de precisar da vitória contra o Paraná na última rodada para sepultar as chances de rebaixamento, precisa impreterivelmente da vitória contra o Rio Branco, na próxima rodada, para saber pelo que irá brigar na última rodada.

Para o Toledo a missão também é um tanto espinhosa. A equipe do Oeste paranaense encara o Cianorte, brigando pela vice-liderança e classificação para a 2ª fase, fora de casa. Na última rodada enfrenta o Foz do Iguaçu, em casa, com a equipe adversária também brigando pela vaga na próxima fase.

O Engenheiro Beltrão enfrenta o Cascavel em casa e na última rodada, fora de seus domínios, encara o Atlético-PR, que pode já estar garantido na liderança do Paranaense.

A vitória contra o Cianorte nesta quarta-feira (em jogo atrasado) colocou o Leão da Estradinha na briga. Apesar de ter apenas um jogo pela frente (contra o Iguaçu), o Rio Branco tem boas chances de se classificar.

Rebaixamento

Benefícios: Nenhum (na verdade pode ser a chance do clube se reestruturar, mudar a filosofia e retornar triunfante daqui a dois anos). Três equipes terão que disputar a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense em 2010

Candidatos: Londrina (favorito), Rio Branco, Iguaçu, Beltrão, Paraná e Toledo (outros times ainda correm risco, mas com chances um pouco menores).

Atual situação: O Londrina vive a situação mais desesperadora. Com apenas um jogo pela frente (contra o Coritiba, que ainda pode estar na briga pela vice-liderança, na última rodada), o Tubarão precisa vencer e torcer por tropeços de alguns dos adversários diretos.

O Rio Branco ainda corre o risco de cair, mas a vitória no jogo atrasado contra o Cianorte diminuiu consideravelmente o risco.

A situação do Iguaçu pode ser tornar delicada. Enfrenta dois adversários diretos na luta contra o rebaixamento (O Rio Branco em casa e o Paraná fora) e precisa das duas vitórias para não depender de tropeço dos rivais.

Toledo e Beltrão, teoricamente, tm mais chances de escapar, já que pelo menos um dos adversários está com a situação praticamente definida no campeonato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]