• Carregando...

Atlético, Coritiba, Nacional, J. Malucelli, Paraná, Iraty, Cianorte e Paranavaí dormiram classificados para o octogonal final do Campeonato Paranaense, mas sem saber exatamente como serão seus compromissos na próxima fase. A Federação até informou que a primeira rodada será domingo, às 15h30, mas a oficialização depende do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Segundo na pauta do dia, que começa às 13h30, o julgamento do processo 016/2008 determinará a ordem dos mandos de campo da próxima etapa do Estadual. O pleno do STJD analisará o recurso impetrado pelo Atlético contra a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) a respeito do artigo 9º do regulamento da competição.

O clube requer o cumprimento literal do dispositivo referente à segunda fase, pelo qual as oito equipes classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da equipe que teve melhor classificação geral – leia-se dar ao campeão do turno sete partidas em casa no octogonal decisivo.

O entendimento do tribunal local, defendido também pela Federação, é pela realização de quatro jogos em casa para os quatro primeiros colocados e três para os outros times.

"Após o arbitral ficou entendido isso, mas houve um erro na hora de digitar o regulamento", assumiu semana passada, à Gazeta do Povo, o presidente da FPF, Hélio Cury, que dividiu a culpa com os clubes por terem aprovado e assinado o regulamento antes do campeonato. Ontem, o dirigente não quis falar sobre a polêmica, mesma estratégia usada pelos advogados da entidade.

Várias tentativas de resolver o caso fora do tapetão naufragaram. A Futpar, associação dos clubes paranaenses, propôs uma medida conciliatória e o Atlético chegou a sinalizar abrir mão do supermando. Não houve, contudo, unanimidade entre os participantes, como exige o artigo 3º do Regulamento Geral das Competições da FPF.

"O mais difícil, que era convencer o Atlético a abrir mão do supermando, nós conseguimos. Mas aí a Federação se recusou a mudar a tabela. Não sei o que a Federação pensa", afirmou o presidente da Futpar, Joel Malucelli.

Na semana passada, o advogado e torcedor rubro-negro Ricardo Campelo recorreu à Justiça Comum para tentar fazer valer o texto do artigo 9º. A juíza Carmen Lucia de Azevedo e Mello, da 9ª Vara Cível de Curitiba, extinguiu o processo sem o julgamento do mérito. Campelo prometeu ingressar com uma nova ação amanhã caso o Furacão não faça todas as partidas na Arena.

O departamento jurídico do Atlético confia em uma decisão positiva e o próprio procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse existir a possibilidade de o regulamento ter de ser obedecido na íntegra.

Assim, o primeiro colocado fará sete jogos em casa, o segundo será mandante seis vezes e assim por diante sendo que o oitavo colocado não fará nenhuma partida em seus domínios.

Veja um balanço da primeira fase no caderno de esportes da Gazeta do Povo Online. Clique aqui.

•••

"Na segunda fase do campeonato, as 8 (oito) EPD (entidade de prática desportiva) classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do campeonato."

Transcrição do artigo 9º do regulamento, a causa da polêmica do Estadual.

•••

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]